Política

Rodrigo Neves foi a São Paulo participar de fórum de líderes nacionais

Rodrigo Neves foi a São Paulo participar de fórum de líderes nacionais

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, na manhã desta sexta-feira (24/11), do 10º Encontro de Líderes da Comunitas, entidade que reúne representantes da sociedade civil, empresários e prefeitos de 12 cidades brasileiras.

Realizado em São Paulo, o seminário, que contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, abordou a eficiência e os mecanismos de modernização da gestão pública em busca de melhores resultados.

Dividindo a mesa com o prefeito de São Paulo, João Dória, o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, e o representante da Universidade de Colúmbia no Brasil, William Eimicke, Rodrigo Neves traçou um panorama de sua gestão e falou das iniciativas implantadas em Niterói.

Dentro do painel Inovação na Governança e Parcerias Público-Privadas, o prefeito falou sobre o ranking de gestão fiscal apresentado pela Firjan, das ações de transparência implantadas em sua gestão, e também adiantou medidas que serão implantadas nos próximos dias como o Fundo de Estabilização Fiscal e o Fundo para Inovação da Economia Criativa e Desenvolvimento Local, que serão criados com recursos dos royalties do petróleo (20% e 10%, respectivamente, dos valores repassados à cidade).

O prefeito revelou ainda que a Comunitas vai apoiar o Programa Pacto Niterói pela Paz, a exemplo do que já fez em outros municípios. O programa consiste na integração das ações de inteligência, segurança e políticas sociais, de governo e da sociedade civil e cuja primeira reunião ocorrerá em Niterói no próximo dia 6.

Rodrigo Neves falou sobre sua participação no 10º Encontro de Líderes que tinha em sua plateia empresários como Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, José Roberto Marinho, das Organizações Globo, José Ildefonso Lopes, da Brookfield, além de políticos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e prefeitos de diversas cidades brasileiras como Rafael Greca, de Curitiba, e Jonas Donizete, de Campinas, que também é presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP): “Nos últimos quatro anos fizemos o dever de casa, com medidas de ajuste fiscal, modernização da gestão, transparência, indução do desenvolvimento local e obtivemos reconhecimento de instituições independentes. O convite a Niterói para esse fórum tão representativo, reforça a credibilidade do trabalho que está sendo realizado com dedicação e seriedade por toda a equipe da prefeitura e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade em acertar para proporcionar melhor qualidade de vida para todos os niteroienses”.

O encerramento do 1º Encontro de Líderes coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falou sobre as mudanças que vêm ocorrendo no mundo nas últimas décadas e elogiou a manutenção de entidades como a própria Comunitas: “Isso aqui é uma semente que está dando fruto. Vemos o interesse crescente dos prefeitos e das pessoas que exercem liderança em nossa sociedade pela inovação. E nós temos que caminhar depressa com a inovação. Na década de 70, tivemos contato com iniciativas embrionárias de inteligência artificial nos Estados Unidos. Hoje, aquele lugar que visitamos é o Silicon Valley, que se transformou no coração da inovação mundial em três décadas. De lá para cá mudou tudo, mudou a forma de se expressar e também a de governar. Precisamos acompanhar essas mudanças e propor novas formas de governar.”

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Fotos: Flávio Pessoa