Cidades

Publicado edital para implantação da PPP da Iluminação Pública em Niterói

Publicado edital para implantação da PPP da Iluminação Pública em Niterói

Empresas podem enviar projetos para concorrência até janeiro 2018

A Prefeitura de Niterói publicou nesta quinta-feira (9/11), no Diário Oficial, o edital da licitação que definirá o concessionário responsável pela implantação da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública que vai renovar todo parque luminotécnico da cidade nos próximos três anos. O prazo estipulado da concessão é de 25 anos. O projeto é uma parceria da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e da Secretaria de Conservação de Serviços Públicos (Seconser).

O edital também pode ser consultado no site: www.ppp.niteroi.rj.gov.br. As empresas podem enviar seus projetos para concorrência até 10 de janeiro de 2018. Será vencedora a empresa que, além de atender aos critérios técnicos exigidos, apresente o menor valor de oferta do serviço. O parceiro privado deverá realizar um investimento de R$ 167 milhões em até três anos, também nesse período deverão ser trocados os 45 mil pontos de luz da cidade por lâmpadas de LED.

A iniciativa visa reduzir o consumo elétrico mensal, em até 65%, a previsão é que a licitação esteja concluída no primeiro trimestre do próximo ano. O edital prevê marcos mínimos de economia de energia elétrica a serem cumpridos. No 13º mês da implantação do projeto, já poderá ser sentida uma diferença de 13,33%; no 25º mês, a economia mínima esperada é de 26,66%; já no 37º mês, a economia percebida deverá ser de 40%. Após a substituição de todo parque luminotécnico, o valor economizado deve girar em torno de 65,23% do consumo elétrico mensal gerado atualmente. A contenção mensalmente gerada será destinada a criação de um Fundo de Reposição de Ativos, previstos para investimentos ao longo do contrato, após o término de 12 anos de garantia das luminárias.

“A implantação dessa PPP é mais uma realização prevista na cartela de projetos estruturadores Niterói Que Queremos. A atual gestão vem se destacando no comprometimento em entregar, até 2020, grandes projetos para a cidade. A Prefeitura de Niterói tem uma gestão estruturada de planejamento para cumprir com seus planos e metas prioritários visando aumentar a qualidade de vida da população. A realização da PPP de Iluminação é mais um passo para tornar Niterói, mas inteligente, conectada e sempre aberta ao diálogo, um governo pronto para mostrar resultados que vão refletir diretamente na vida das pessoas”, destaca a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer.

A modernização do sistema de energia permitirá ligar, desligar, alterar a potência e detectar problemas em todas as luminárias na rede do município a distância. Para isso, será construído um Centro de Controle Operacional (CCO), custeado pela vencedora da licitação. De acordo com o projeto, falhas no sistema, por exemplo, deverão solucionadas em até 12 horas. Se algum serviço deixar de ser prestado, a empresa poderá ser multada.