Notícias

Amiguinho Sem Teto, saiba como ajudar

Amiguinho Sem Teto, saiba como ajudar

No último dia 21 de outubro aconteceu a 2ª edição da feira de adoção “Amiguinho Sem Teto”. Esse lindo projeto pertence a um grupo de protetores independentes que resgatam os animais de rua, os reabilitam e colocam para adoção. São cerca de 20 protetores, a maioria de Niterói e alguns de São Gonçalo e Itaboraí.

O resultado do evento foi maravilhoso, 11 adoções e pessoas se cadastraram na fila de espera, porque a produção do evento não costuma levar um número tão grande de animais para poder dar o máximo conforto para os amiguinhos. Mais de 50kg de ração foram doados e a venda de bolos e salgados conseguiu reverter mais um pequeno recurso que é usado para o “taxi dog”, para consultas com veterinários e alimentação.

Segundo Daniella Monassa esse dinheiro arrecadado ainda é muito pouco, e o projeto precisa de mais investimentos e incentivos, “Eh muito pouco. Isso só dá uma ajudinha de nada. Tudo sai do nosso bolso mesmo.” relata a presidente do projeto que faz de tudo e mais um pouco junto com os integrantes do grupo para o projeto permanecer vivo.

Daniella conta como começou o projeto, “Eu comecei tudo junto com a Anna Clara Coelho que desde o início acreditou muito no projeto, e ao longo do tempo conhecemos mais gente bacana que curtiram a nossa ideia e foram se juntando. Hoje o projeto conta com 25 protetores que fazem parte da diretoria”.

Anna Clara Coelho ressalta a importância de priorizar a adoção ao invés da compra, “existem muitos animais abandonados precisando de um lar. As pessoas precisam parar de comprar animais e alimentar uma indústria que vê os animais como mercadorias. Recentemente a apresentadora Luísa Mell resgatou 135 animais de um canil certificado que viviam de uma maneira extremamente infeliz, em péssimas condições de saúde e de higiene. Imagina então o que não acontece nos canis clandestinos? Os animais são explorados, obrigados a procriar até não poderem mais e quando isso acontece são abandonados nas ruas. Nós protetores vemos muito isso acontecer”. Ela ainda conta um pouco sobre o trabalho dos protetores, “A gente passa por muito sufoco, sofre muito, chora, se desespera, conhece um lado muito sombrio do ser humano. Mas ver aquele animal adotado, feliz na sua nova casa, é a melhor sensação que tem”.

Através da feira, os protetores buscam encontrar um lar para todos, porém, não é tão fácil assim adotar, para que a adoção seja realizada de forma responsável, é preciso que os adotantes estejam cientes de que os animais precisam de cuidados básicos, como liberdade, alimentação correta, vacinação anual, vermifugação, acompanhamento veterinário, além de muito amor e carinho.

A feira conta com a ajuda de todos, sejam visitantes ou adotantes, tendo como colaboração 1kg de ração para os bichinhos, mas, não é obrigatório. Caso queira adotar, mas não possa comparecer a feira, é só acessar as redes sociais do Amiguinho Sem Teto, pode ser pelo instagram ou facebook e mandar um inbox. A adoção é feita mediante a uma entrevista, comprovante de residência e assinatura de termo de adoção responsável.

Coordenadoria dos Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói através do Coordenador Daniel Marques ajuda o projeto emprestando alguns materiais para o dia do evento, dentre eles uma tenda e um cercado.

Não foi na última feira do dia 21 de outubro? Quer participar da próxima? Vai acontecer no dia 18 de novembro, de 10h às 14h na Praça do Rink, Centro de Niterói, ajude a divulgar e compareça!

Quem se identificar com o projeto e quiser saber mais e de alguma maneira ajudar e agregar a essa ideia tão importante pode entrar em contato com a Daniella Monassa através do telefone 98257-8303.

Redação JCN
Fotos: Divulgação