Agenda

Festival AgroSerra atrai mais de 10 mil pessoas ao Campo de São Bento

Festival AgroSerra atrai mais de 10 mil pessoas ao Campo de São Bento

Evento aconteceu no último final de semana e agradou ao público com a programação para todos os gostos e idades e variedade de produtos artesanais em exposição

No último final de semana, o Campo de São Bento se tornou um pedaço da roça no meio da cidade. Isso graças ao AgroSerra – da Roça ao Prato, que recebeu mais de 10 mil pessoas durante os seus dois dias de evento. O festival fez sucesso com o público niteroiense ao trazer para a cidade uma grande variedade de produtos artesanais da Região Serrana Fluminense, como verduras e legumes orgânicos, cervejas e cachaças artesanais, queijos, doces, compotas, conservas e artesanato.


Outro atrativo foram as atividades gastronômicas e culturais realizadas de forma gratuita. As crianças puderam “pôr a mão na massa” no workshop realizado pela chef Ana Zambelli e aprender sobre a cultura de raiz brasileira com a oficina ministrada por João do Cordel. Já os adultos puderam provar – e conhecer melhor – os rótulos das seis cervejas participantes do evento na degustação de cerveja artesanal.

A tenda diálogo, espaço principal do festival, esteve lotada, também, para o workshop de gastronomia low carb realizado pela chef Izabel Alvares, vencedora da 2° edição do MasterChef Brasil. Esta foi a segunda vez que ela participou do AgroSerra – a primeira havia sido em 2015, na edição de 2016, em Secretário – mas nem por isso Izabel deixou de se impressionar com a adesão do público. “Essa foi uma das aulas mais emocionantes que dei em minha vida, pois você via que cada uma daquelas 100 pessoas ali sentadas estava de fato interessadas em melhorar a sua alimentação, mudar de vida”, conta ela, que destaca, ainda, a importância de eventos como o AgroSerra. “Faltam mais iniciativas como essa no estado do Rio, onde a população possa conhecer mais sobre gastronomia. Esse conceito “da roça ao prato” é muito importante, pois a população precisa entender que a comida não surge em uma bandeja. Existe alguém que planta e que prepara o seu alimento, e esse produtor tem de ser respeitado e exaltado”, defende a masterchef.

O AgroSerra no Campo de São Bento contou, ainda, com apresentações musicais das bandas Facção Caipira, Maurício Para Xaxar e do coral do Projeto More. A próxima edição do festival acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no shopping Downtown, na Barra da Tijuca.