Notícias

Moradores de Niterói podem pedir doação de mudas produzidas nos viveiros da cidade

Moradores de Niterói podem pedir doação de mudas produzidas nos viveiros da cidade

Três viveiros públicos produzem 160 mil mudas por ano para arborização urbana e programas de reflorestamento

Os moradores de Niterói que tiverem interesse em participar do esforço para a arborização da cidade contam a partir de agora com um canal direto com a Prefeitura. A partir do e-mail [email protected], é possível solicitar a doação de uma muda em um dos três viveiros em funcionamento hoje na cidade. Para isso, é preciso anexar de uma foto com boa qualidade do local onde se pretende fazer o plantio, além de um documento de identificação para confecção de um termo de responsabilidade e um comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade avaliará a viabilidade do plantio e qual a muda ideal para o local.

Durante uma visita, nesta quarta-feira (11/10), ao viveiro de mudas do Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que a preservação do verde é um compromisso da atual administração, principalmente porque, no atual cenário de mudanças climáticas, esse tema é fundamental para as atuais e futuras gerações.

IMG_6089

“Em 2014, foi assinado um decreto protegendo mais de 10 milhões de metros quadrados de área verde, com a criação do Parnit. Hoje, Niterói é a cidade de região metropolitana com a maior proporção de seu território classificado como área protegida em todo o país. Cerca de 50% do território do município é área de preservação e proteção ambiental”, afirmou.

O prefeito lembrou que, em 2013, foi criado o programa Niterói Mais Verde, que contempla uma série de ações para preservar e ampliar as áreas protegidas da cidade e fortalecer os corredores ecológicos. O município, que não tinha uma estrutura de arborização urbana, hoje tem três viveiros em pleno funcionamento. O do Horto do Fonseca, construído através de parceria com a Ecoponte, produz 40 mil mudas por ano, de espécies de mata atlântica e frutíferas. O viveiro de Itaipu tem capacidade de produção de 20 mil mudas por ano. E o maior deles, na sede da Clin, em São Lourenço, produz 100 mil mudas/ano.

“Nenhuma outra cidade do estado, com exceção da capital, tem uma estrutura como essa, produzindo 160 mil mudas por ano para arborização urbana e programas de reflorestamento”.

A Prefeitura também tem atualmente, um programa de compensação ambiental para o licenciamento de obras de grande porte. Para a construção de um supermercado em Santa Rosa, por exemplo, os empreendedores retiraram árvores que não eram remanescentes de Mata Atlântica, mas foram obrigados, em contrato, a fazer o plantio e acompanhamento, por três anos, de um número seis vezes maior de mudas na Praia do Sossego. Na obra do Mergulhão da Praça Renascença, foram removidas 300 árvores e replantadas 1.200, no mesmo local. Já na Transoceânica, foram retiradas cerca de 400 árvores e serão replantadas outras 12.000, ao longo dos próximos meses, na Região Oceânica, Charitas e Preventório.