Negócios

Cervejarias Araribóia e Rota 104, de Niterói, participam do Mondial de La Bière

As duas representantes do município são apoiadas pelo Sebrae/RJ

O Sebrae/RJ estará presente em mais uma edição do Mondial de la Bière, de 11 a 15 de outubro, no Píer Mauá (Armazéns 2, 3 e 4). O estande abrigará 18 pequenas cervejarias do Estado do Rio de Janeiro, apoiadas pelo Sebrae/RJ, por meio do projeto de cervejas especiais, entre elas duas representantes de Niterói: as cervejas Araribóia e Rota 104. Além das duas cervejarias, o Sebrae também levará uma caravana com 30 outras participantes.

 

Tanto Araribóia, quanto a Rota 104, fazem parte do crescente número de microcervejarias que vem surgindo na cidade nos últimos anos. Segundo a analista do Sebrae/RJ, Hizabelli Menezes, Niterói é hoje uma das cidades com o maior número de “ciganos”, ou seja, empresários que produzem sua cerveja em plantas de terceiros. “Somente de produção cigana temos hoje cerca de 80 rótulos no estado do Rio de Janeiro, sendo grande parte em Niterói”, conta ela.

Para Hizabelli, cervejarias como a Araribóia e a Rota 104 possuem, também, um importante papel em reforçar a identidade local do município. “O bacana é que ambas as cervejas trazem em seu nome e em seus rótulos homenagens a nossa cidade. A Araribóia homenageia um dos principais personagens da nossa história, além de trazer rótulos como a Itacoa Summer Ale e a Charitas Patersbier, enquanto a Rota 104 foi batizada com o nome da rodovia que liga Niterói à São Gonçalo. Isso reforça o caráter do município como referência estadual quando o assunto é produção de cerveja”, argumenta a analista do Sebrae/RJ, que destaca ainda que o Sebrae/RJ apoia a legalização das cervejarias.

Com objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro referência na produção de Cervejas Especiais, a instituição oferece também cursos de Tecnologia de Produção Cervejeira, em parceria com o Senai, consultorias sobre tributação e a inclusão de bebidas no Simples Nacional, oficinas diversas, como modelo de negócios, branding, marketing e legalização, entre outras ações.

As demais participantes do stand do Sebrae/RJ no Mondial de La Bière são as cervejarias Dual, Paqueta, Parati, Fred Bier, Ferdinander, Elek – Ograner Bier, Radicale, De Janeiro, Sundog, Surreal, Thiele & Draxler, Lotus, Rais, 04 Graus, Real e Brew Point.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top