Negócios

Café Empresarial da CDL destaca o impacto da tecnologia nas vendas do varejo

Café Empresarial da CDL destaca o impacto da tecnologia nas vendas do varejo

O Café Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, realizado nesta terça-feira, 3, na Região Oceânica, teve como tema “O impacto da Era Mobile”, com palestra ministrada por Rodrigo Antunes, CEO da empresa Uau-Fi, que atua com tecnologia e ferramentas do comércio digital especialmente desenvolvidas para atender ao mercado varejista.

Abrindo o evento, o vice-presidente da entidade, Luiz Vieira, aproveitou para destacar a força das CDLs em todo o país, ressaltando que somente no Estado do Rio de Janeiro são 45 Câmaras que trabalham em parceria para o desenvolvimento do comércio e o crescimento da economia.

“O futuro é a gente quem faz. E nós lojistas precisamos saber a força que temos. No Brasil somos 2.500 entidades, o que corresponde a mais de 10 milhões de associados. Precisamos estar unidos, porque é dessa relação que vem a nossa força. E o Café Empresarial é o momento de conhecer novas pessoas, apresentar nosso trabalho e fomentar parcerias empresariais e novos negócios”, destacou Luiz Vieira.

Convidado especialmente pela entidade para falar sobre a importância da tecnologia para a melhoria das vendas e no posicionamento da marca junto aos clientes, o palestrante apresentou dados surpreendentes sobre o mercado.

“O uso do celular é cada vez mais impactante na vida das pessoas. E o e-commerce está se aproveitando dessa era mobile para avançar. Nos últimos dez anos, o e-commerce cresceu mais de 1.700%. E a sua loja física, o que está fazendo para acompanhar esse processo? Vocês continuam esperando o cliente entrar no seu estabelecimento ou fomentam a sua vinda? Vocês conhecem seus clientes? Se conhecem, sabem que precisam  estar no celular deles, estar conectados a eles”, questionou Rodrigo.

Ainda sobre a relação dos dispositivos móveis e o varejo, o empresário destacou algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos, que ajudam a compreender melhor a importância do digital nas vendas e na fidelização dos consumidores.

“As pesquisas mostram que 98% das mensagens enviadas aos celulares dos clientes são abertas em até 90 segundos, que 80% dos consumidores usam o celular para fazer compras e que 40% usam aplicativos específicos para adquirir produtos e serviços. Já por parte das empresas, os levantamentos apontam que 57% delas afirmam que a opinião do consumidor é de extrema importância para a saúde dos negócios”, destacou o palestrante.

Outro dado relevante apresentado por Rodrigo Antunes diz respeito a importância de oferecer o serviço de wi-fi. Segundo ele, 82% dos médios e grande varejistas oferecem acesso sem fio à internet nos seus estabelecimentos nos Estados Unidos. Já no Brasil apenas 16% dos negócios apostam no benefício. Mas a amostragem também revela que 37,5% das empresas afirmam que o wi-fi influencia diretamente na fidelização do cliente.

“A Uau-Fi é uma empresa de soluções para o varejo. É uma plataforma de marketing digital móvel e CRM incorporado diretamente em um hotspot wi-fi de alta segurança. Através das ferramentas é possível conhecer o perfil do seu público, facilitando a tomada de decisões relacionadas ao seu negócio. Uma empresa que conhece seus clientes aumenta sua rentabilidade em 240%”.