Cultura

Festival do Rio em cartaz no Reserva Cultural Niterói

Pelo segundo ano consecutivo Niterói estará no roteiro oficial de exibição do Festival do Rio, que acontecerá na cidade de 5 a 15 de outubro. O festival será no Reserva Cultural Niterói, em São Domingos, que completou um ano em setembro, e já virou point para os cinéfilos. Serão 94 filmes numa seleção entre os melhores do festival, que terá tapete vermelho todos os dias com presença de badalados artistas e diretores.

Festival do Rio (1)

Jean Thomaz Bernardini, diretor do Reserva Cultural e da Imovision, ressaltou. “Niterói receberá os melhores filmes do festival. Um grande prestígio e uma honra para nós. Os niteroienses amantes do cinema não precisarão atravessar a ponte para assistir as mais recentes e inéditas produções do cinema mundial”.

Entre os destaques, por exemplo, para dia 13/10 às 21h15min o ator Nahuel Perez Biscayart, estrela do filme 120 Batimentos Por Minuto, já confirmou presença. O diretor do filme O Formidável, Michael Hazanavicius, também dará o ar da graça no evento às 19h.

O primeiro longa tem direção e roteiro de Robin Campillo, produção de Hugues Charbonneau and Marie e é um drama. Conta a história de um grupo ativista, Act Up, que está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, apesar de seu estado de saúde delicado. A obra ganhou já coleciona muitos títulos como Grade Prêmio do Júri – Festival de Cannes; Queer Palm e Melhor Filme – Prêmio da Crítica FRIPESCI.

Já O Formidável é uma comédia dirigida pelo Michel Hazanavicius e tem no elenco nomes como Louis Garrel, Stacy Martin e Bérénice Bejo. O filme se passa em 1967 em Paris. Jean-Luc Godard, o mais influente cineasta de sua geração, está filmando ‘La Chinoise’ com a mulher que ama, Anne Wiazemsky, 20 anos mais jovem. Eles são felizes, atraentes, apaixonados e se casam. Mas a recepção do filme desencadeia uma profunda reflexão em Gordard. Os eventos de maio de 68 vão amplificar esse processo, e a crise que abala o cineasta irá transformá-lo profundamente, de um cineasta superstar à um artista Maoísta inteiramente fora do sistema e incompreendido. Ganhou cinco Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

O maior festival de cinema do Brasil acontece de 5 a 15 de outubro e os passaportes já estão à venda pela internet. Como de praxe, a venda na bilheteria acontece somente no dia da exibição. A programação completa e diária estará disponível no site do Reserva. O evento é uma realização do Festival do Rio em parceria com o Reserva Cultural e apoio da FAN e Secretaria de Cultura de Niterói. O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos e abre os portões a partir das 11h30min.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top