Cidades

Obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê começou nesta quarta-feira

Obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê começou nesta quarta-feira

A obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê começou nesta quarta-feira (27/09). Com capacidade para tratar 63 litros por segundo, a unidade será a nona da cidade e atenderá cerca de 30 mil pessoas nos bairros Sapê, Ititioca, Santa Bárbara e Caramujo. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve no local pela manhã, acompanhando de perto o lançamento da obra, ao lado dos representantes da concessionária Água de Niterói, que é responsável pela construção da ETE.

O prefeito ressaltou que o trabalho realizado pela Águas de Niterói em parceria com a Prefeitura de Niterói, vem rendendo conquistas importantes para a cidade. Atualmente, a cidade ocupa o 1º lugar em saneamento básico no estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

“Estamos tendo um olhar especial para os bairros que foram esquecidos durantes décadas. É preciso ter uma visão holística, se partes da cidade não vão bem, o conjunto da cidade não vai bem. Esta obra chega para somar todo o investimento que estamos realizando nesta região. Inauguramos a creche do Sapê e a Umei do Caramujo, o médico de família do Sapê, pavimentamos diversas ruas e vamos continuar com o trabalho aqui. Esta ETE será muito importante também para a preservação de rios e lagoas. Com esta unidade chegamos a 100% da oferta de serviços de coleta e tratamento de esgoto”, diz Rodrigo Neves, ressaltando que cerca de 150 empregos serão gerados nesta obra.

O superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, adianta que serão implantados cerca de 40 mil metros de rede coletora de esgoto e serão construídos mais de cinco mil linhas de recalque (tubulações) e 35 elevatórias (equipamento que bombeia o efluente até a ETE). Com previsão de conclusão para o fim de 2018, serão investidos aproximadamente R$ 34 milhões. Nelson Gomes afirma, ainda, que esse investimento faz parte do projeto de universalização do esgotamento sanitário em Niterói.

20170927111440_IMG_6862

“A região de Pendotiba já foi contemplada em dezembro de 2015 com a primeira ETE construída em Maria Paula. Agora, o próximo passo é a construção da ETE Sapê. Lembrando que ainda está previsto a implantação da ETE Badu”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira, que acompanhou o prefeito no local da obra, reforçou a parceria e a atuação da concessionária Águas de Niterói para o desenvolvimento da cidade.

“No momento em que o Estado está atravessando uma crise financeira, Niterói vem se destacando com importantes investimentos. A gestão municipal vem olhando e acompanhando de perto as demandas da população, e isso faz toda a diferença para uma cidade melhor e bem planejada. Esta obra trará importantes melhorias para esta região”, enfatiza.