Educação

Rede municipal de Niterói ganha nova biblioteca

Unidade em Itaipu é a quinta inaugurada dentro do Programa de Implantação de Bibliotecas Escolas

A Biblioteca Escolar Manoel de Barros foi inaugurada nesta terça-feira (26.09), na Escola Municipal Dario de Souza Castello, localizada em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. A unidade, que atende 473 alunos, é a quinta da rede municipal a participar do Programa de Implantação das Bibliotecas Escolares, uma iniciativa instituída pela Lei Federal nº12.244 e pelo Plano Municipal de Educação (lei nº3234/2016), que determinam que todas as escolas de ensino fundamental  transformem as salas de leitura em bibliotecas até o ano de 2020.

IMG_2575

Já contam com o espaço as escolas municipais Paulo Freire, no Fonseca; Heloneida Studart, em Várzea das Moças, Santos Dumont, no Bairro de Fátima e Rachide da Glória Salim Saker, em Santa Bárbara.

Com o auxílio de duas bibliotecárias e um acervo com cerca de 600 livros, a Biblioteca Escolar Manoel de Barros tem como objetivo inserir diferentes temas e autores no contexto cultural e escolar dos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, o compromisso da atual gestão não é só cumprir a legislação mas, principalmente, com a questão pedagógica.

“Está inauguração marca a transição entre a sala de leitura e a biblioteca escolar. Mais do que cumprir questões burocráticas, estamos potencializando os nossos profissionais para auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita dos nossos alunos”, declarou.

IMG_2570

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, os investimentos feitos nas unidades escolares irão intensificar o desenvolvimento educacional dos alunos.

“A Escola Municipal Dario Castelo tem sido um exemplo em qualidade de ensino. Em menos de três anos já produziu diversos resultados positivos. Inaugurar hoje a Biblioteca Escolar Manoel de Barros, com ambiente totalmente adequado, contribuirá ainda mais na formação das nossas crianças”, destacou.

Fotos: Bianca Cavaliere

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top