Cidades

Prefeitura de Niterói pagará R$2 mil a policiais civis e militares na próxima quarta-feira

Prefeitura de Niterói pagará R$2 mil a policiais civis e militares na próxima quarta-feira

A Prefeitura de Niterói pagará, na próxima quarta-feira (27/9) a gratificação de R2 mil para cada um dos dois mil policiais civis, militares e guardas municipais que atuam na cidade. O prefeito Rodrigo Neves ressalta que, apesar de segurança pública ser uma atribuição constitucional do Governo do Estado, a gestão municipal vem adotando uma série de ações para colaborar com o Estado no combate à violência.

A mensagem executiva prevendo o pagamento da gratificação foi aprovada pela Câmara de Vereadores. O auxílio será pago a todos os policiais civis de todas as distritais e delegacia de homicídios, policiais militares (12BPM) e toda a equipe da Guarda Municipal.

“Buscamos com estas iniciativas que esses profissionais trabalhem de forma cada vez mais integrada para reduzir esses índices de roubos de veículos, a transeuntes e a residências, que são índices alarmantes na Região Metropolitana, inclusive em Niterói”, enfatizou Rodrigo Neves.

CONSULTA PÚBLICA – A Prefeitura de Niterói colocou no ar nesta sexta-feira (22/9) um site para prestar todos os esclarecimentos à população sobre a consulta pública do dia 29 de outubro, que irá definir se a Guarda Municipal usará ou não armas de fogo. O endereço eletrônico é www.decideniteroi.com.br. A página tem informações sobre como será a consulta pública no último domingo de outubro, incluindo a lista completa dos locais de votação, documentos necessários, quem pode votar, etc. O site também dedicará espaço para tirar todas as dúvidas dos eleitores sobre o processo de votação.

Embora não seja uma exigência legal, o prefeito Rodrigo Neves decidiu ouvir a população antes de tomar uma decisão sobre armar ou não a Guarda Municipal. Quase 500 municípios brasileiros já contam com guardas municipais armados e Niterói será a primeira cidade do Brasil a fazer uma consulta pública antes de uma definição sobre o assunto.

O voto não será obrigatório, mas o local de votação da consulta não será necessariamente o local onde a pessoa votou em eleições anteriores. Para saber onde votar, basta digitar no site os números da seção e da zona eleitoral (que constam no título de eleitor). O site tem também a lista completa com os locais de votação. Na hora de votar o eleitor deverá assinalar “sim” ou “não” a uma pergunta na cédula eleitoral: “Você é a favor do uso de armas de fogo pela Guarda Municipal de Niterói? ”

Para garantir a lisura da votação, a Prefeitura pediu a colaboração da OAB e com o Conselho Comunitário de Segurança de Niterói na fiscalização de todo o processo, incluindo a contagem dos votos. Se a maioria simples dos consultados se manifestar favoravelmente à questão, a medida será adotada na cidade de acordo com a política de segurança pública em vigor.