Educação

Escolas da Vila Ipiranga receberão investimentos em climatização

Prefeito Rodrigo Neves faz plantio de uma muda de jequitibá rosa em comemoração ao Dia da Árvore no Horto do Fonseca

Em mais um dia do projeto Prefeitura Móvel, da Prefeitura de Niterói, no Horto do Fonseca, Zona Norte da cidade, o prefeito Rodrigo Neves visitou nesta quinta-feira (21) as escolas municipais Jacinta Medela e Dom José Pereira Alves, além do NAEI Vila Ipiranga e anunciou investimentos para a climatização dessas unidades de ensino em 2018. Até sexta-feira (22), de 8h às 17h, o chefe do Executivo e secretários municipais vão atender a população, realizar reuniões e apresentar projetos para a região.

O prefeito ressaltou que o investimento já feito nessas unidades, municipalizadas durante a sua gestão, está transformando a vida das crianças da região. Desde 2013, o número de vagas na rede municipal de ensino da Vila Ipiranga foi triplicado. Hoje, aproximadamente 800 crianças estudam nas escolas da comunidade.

“A escola Jacinta Medela teve um dos melhores resultados do Ideb no estado, mesmo localizada em uma região com um dos menores índices de desenvolvimento humano e entre os maiores indicadores de criminalidade de Niterói. Acredito que uma educação de qualidade é o melhor caminho para uma cidade mais equilibrada e também para a prevenção da violência. Claro que contamos com o estado para fazer a sua parte na Segurança Pública, mas a solução a médio e longo prazo para essa questão é o investimento na educação”, afirmou.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou ainda que vai intensificar contatos com o governo do estado para que o prédio ao lado da escola Dom José Pereira Alves, que pertence à Fundação Leão XIII e está desativado, seja municipalizado para permitir a ampliação da unidade. O acordo permitirá ainda a instalação também de um Centro de Oportunidades.

“Com essa ampliação, poderemos transformar o NAEI da Vila Ipiranga e uma Umei e ampliar em pelo menos um terço o número de vagas oferecidas. Teremos uma reunião com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, para discutir essa questão”.

O deputado estadual Waldeck Carneiro elogiou os investimentos realizados pela Prefeitura de Niterói na educação, ressaltando que essa é a melhor forma de realizar políticas sociais de longo prazo e mudar a realidade dos moradores da Vila Ipiranga.

“Já são quatro escolas e a Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo na Vila Ipiranga. E agora começam a ser retiradas as travas para que se encontre uma solução para a municipalização do prédio do governo do estado que está desativado. Isso permitirá aumentar o alcance da rede de ensino e melhorar o futuro das crianças do local”, afirmou o deputado, ressaltando o trabalho de todas as diretoras, professores e funcionários dessas unidades.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o empenho das equipes profissionais dessas escolas é o grande diferencial para os bons resultados.

“O prefeito Rodrigo Neves entende a importância da valorização dos profissionais da educação. A qualidade das equipes nas escolas faz toda a diferença”, afirmou.

O chefe do Executivo esteve ainda módulo do Programa Médico de Família da Vila Ipiranga, onde conversou com pacientes e profissionais da unidade. A unidade possui cinco equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. São 8.448 pessoas cadastradas.

“Hoje nós temos 100% da população do Fonseca atendida pela rede de atenção básica de saúde. Com isso, conseguimos realizar um trabalho de prevenção e atenção primária para os moradores, garantindo mais qualidade de vida”, declarou o prefeito.

20170921145414_IMG_3268
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, falou sobre o atendimento no bairro do Fonseca.

“Esse é um módulo já consolidado e, junto à Clínica da Família Teixeira de Freitas, Médico de Família do Bernardino e Policlínica do Fonseca, compõe a região do Fonseca, garantindo atendimento a toda população desse bairro”, declarou a secretária.

À tarde, o prefeito esteve no seu gabinete no Horto do Fonseca, onde atendeu a população. Além disso, plantou uma muda de jequitibá rosa no horto, em comemoração ao Dia da Árvore, acompanhado de alunos da rede municipal de ensino. O prefeito ainda teve em sua agenda um almoço com líderes religiosos na Creche Comunitária Sagrada Família. Estiveram presentes os secretários Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), Flávia Monteiro de Barros (Educação), Vicente Temperini (Obras e Infraestrutura), Pablo Villarim (Fazenda), além dos presidentes da Emusa, Reinaldo Pereira, da Clin, Luiz Fróes, e do administrador regional do Fonseca, Andrigo de Carvalho.

Castro Alves – Atendendo a demanda de moradores em seu gabinete montado no Horto do Fonseca, nesta semana, em mais uma edição do projeto Prefeitura Móvel, o prefeito solicitou o recapeamento da rua principal da comunidade Castro Alves, no Fonseca. O trabalho foi iniciado hoje e a previsão é de que esteja concluído nesta sexta-feira. Outra via que será contemplada nos próximos dias é a Santo Onofre, também no Fonseca.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top