Cidades

Prefeito de Niterói recebe delegação chinesa

Prefeito de Niterói recebe delegação chinesa

Grupo veio de Jiaxing para renovar acordo de cooperação entre as cidades firmado no início dos anos 2000

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (18/09), representantes da cidade chinesa Jiaxing. O objetivo do encontro é reforçar os laços entre aquela cidade e Niterói, estabelecidos no início dos anos 2000, com a assinatura de um acordo de cooperação mútua.
IMG_9623
Em 2002, os prefeitos de Jiaxing, Cheb Jiayuan e Niterói, Godofredo Pinto, assinaram um memorando de intenções tornando as duas cidades irmãs. Após um período de afastamento, a missão pretende retomar esses laços e o acordo de cooperação que havia sido firmado.

Entre as propostas estão a cooperação nas áreas de comércio, investimentos, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação. De acordo com os integrantes da delegação, uma das iniciativas já adotadas pelos chineses foi a adoção do futebol como prática nas escolas daquele país.

“É gratificante receber uma delegação chinesa de uma cidade-irmã. Vamos estreitar esses laços e tenho certeza que essa aproximação será benéfica e muito produtiva para nós”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito também recebeu os cumprimentos da chefe da delegação de Jiaxing, Jingqi Zhu, e foi convidado a visitar a cidade chinesa no próximo ano.

Além do encontro com o prefeito, o grupo participou fez uma apresentação oficial da missão no Solar do Jambeiro para o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael e seguiu para conhecer alguns dos pontos turísticos de Niterói, como o Parque da Cidade, a escola Joaquim Gomes de Souza, em Charitas, onde são ministradas aulas de mandarim.