Notícias

Modernização da gestão municipal de Niterói é apresentada como case de sucesso

Modernização da gestão municipal de Niterói é apresentada como case de sucesso

Durante evento em São Paulo, a Secretaria Executiva niteroiense foi destaque com seu trabalho de Sistema de Gestão da Geoinformação

Niterói participou, nesta quinta-feira (14), da edição 2017 do  – evento que reuniu, em São Paulo, usuários da Plataforma ArcGIS, tecnologia que vem auxiliando grandes corporações público e privadas no Brasil a superar seus desafios de negócio relacionados aos pilares da Transformação Digital. A participação niteroiense foi dupla: o secretário executivo municipal, Axel Grael, e a geógrafa Letícia Mose, coordenadora do Sistema de Gestão da Geoinformação – SIGEO NITERÓI, apresentaram o trabalho feito na cidade, considerado um caso de sucesso. A transmissão foi feita ao vivo, através do site do evento.
Secretário Axel Grael apresenta case de Niterói 2
O Arc Gis é um software de geoprocessamento que tem a capacidade de unir, integrar e gerenciar dados de forma que possam ser melhor compreendidos. Em Niterói, é aplicado no SIGEO, plataforma que integra todas as bases de informações georreferenciadas da Prefeitura, permitindo o cruzamento das informações de forma a produzir relatórios gerenciais e ferramentas modernas de planejamento e gestão para Niterói.

No evento desta quinta-feira, o secretário executivo Axel Grael apresentou algumas das iniciativas que transformaram Niterói em um caso de sucesso no uso do georreferenciamento. Ele apontou que, junto com o CCO (Centro de Controle Operacional da Mobilidade), o Niterói Digital e o Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), o Sigeo é uma iniciativa voltada para transformar Niterói em uma cidade inteligente.

“Nosso desafio é usar essas ferramentas geográficas para empoderar e reconectar a cidade. Niterói continua seguindo em frente com sua agenda de investimentos para melhorar a vida nas comunidades do município”, destacou.

Pela manhã, a coordenadora do SIGEO, Letícia Mose, juntou-se ao gerente de desenvolvimento de negócios da Esri Americas, João Canais, para apresentar o trabalho que a geoinformação vem fazendo para colaborar com a gestão municipal inteligente. A geógrafa explicou que, através do site https://geo.niteroi.rj.gov.br/, a população tem acesso à dados sobre a infraestrutura da cidade, como os pontos equipados com paraciclos e locais com unidades da rede pública de saúde.

“Essas informações permitem levar o trabalho desenvolvido pela equipe de geoprocessamento não somente no âmbito de gestão municipal, ou aos gestores públicos, mas também à população em geral, visando o engajamento do cidadão. O Sigeo ainda ajuda Niterói a alcançar dois objetivos estipulados para a cidade para os próximos 30 anos do município: modernizar a administração pública municipal e transformar Niterói em uma cidade inteligente”, pontuou.

Em maio, o SIGEO recebeu o Prêmio MundoGEO #Connect 2017 como a melhor iniciativa municipal de gestão da geoinformação no Brasil. O sistema é mais um importante passo para que a cidade avance em duas prioridades importantes do seu planejamento estratégico: fazer de Niterói uma Cidade Inteligente e modernizar a administração pública municipal.