Educação

Exposição fotográfica mostra cotidiano de alunos da rede pública de Niterói

Exposição fotográfica mostra cotidiano de alunos da rede pública de Niterói

A exposição “Pelas Lentes do Sensível” será aberta nesta quinta-feira (14), às 15 horas na Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF). O evento é organizado pela Fundação Municipal de Educação (FME) e pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), em parceira com a SFF.

A Mostra faz parte do Seminário de Educação Infantil que será realizado no local entre os dias 27 e 29 de setembro. O objetivo é sensibilizar os profissionais da rede para a possibilidade do uso da linguagem fotográfica como interação pedagógica.

São 36 fotografias que mostram o cotidiano escolar com imagens feitas pelos alunos na faixa etária dos três aos cinco anos de idade. A curadoria é do professor de Artes da rede municipal e fotógrafo Eires Silveira e ficará em cartaz até o dia 14 de outubro, com entrada franca, na Galeria Jayme Moreira de Luna na SFF.

Também será realizada uma Oficina sobre fotografia voltada exclusivamente para professores no dia 29 de setembro, na sede da Sociedade Fluminense de Fotografia.

“Abraçamos essa exposição desde o primeiro momento em que fomos procurados pelo município de Niterói. Quem lida diariamente com a arte fotográfica, fica entusiasmado de ver a possibilidade dela ser usada de forma sensível em sala de aula, despertando nas crianças o gosto por esse tipo de arte”, enfatiza Antonio Machado, presidente da SFF.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Flávia Monteiro de Barros, ressalta que o ensino de Artes na Educação Infantil é fundamental na formação das crianças.  “Através das atividades artísticas é possível desenvolver habilidades e potencialidades. Um trabalho como esse permite que os alunos vivenciem experiências, se expressem e também desenvolvam o pensamento criativo e estético”, afirma.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a exposição é fruto do incentivo dos professores.  “Estamos felizes em levar ao público trabalhos feitos pelos nossos alunos. Esperamos que esta iniciativa possa incentivar e despertar o gosto pela fotografia além de outras manifestações artísticas e culturais”.

As fotografias selecionadas para a exposição mostram o cotidiano das crianças de sete Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei): Áurea Trindade (Itaipu), Eduardo Travassos (Morro do Ceú), Gabriela Mistral (Badu),  Margareth Flores (Grota), Neuza Brizola (Engenhoca); Antônio Vieira (Morro do Estado) e Marly Sarney (Santa Bárbara).

 

SERVIÇO:

Exposição Fotográfica Pelas Lentes do Sensível

Abertura 14/09/2017 às 15 horas

Até 14/10

De Segunda a Sexta-feira de  9h às 19 horas

Sábados de 9h às 13 horas 

Galeria Jayme Moreira de Luna

Sociedade Fluminense de Fotografia

Rua Dr Celestino, 115 – Centro de Niterói

Telefone 2620 1848