Cultura

Câmara Municipal confere homenagem à Capela Nossa Senhora da Conceição de Niterói

No dia 11 de setembro de 2017, durante a Noite de Queijos e Vinhos, evento que fechou as comemorações de 346 anos da Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição de Niterói, no Clube Português de Niterói, o Prior Luiz Gonzaga, recebeu, em nome da Arquiconfraria, uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador João Gustavo, pelos seus 346 anos de fundação.

O evento também foi marcado pela presença de figuras ilustres da sociedade Niteroiense, que puderam compartilhar de mesa farta, vinhos diversos, boa música e uma apresentação especial do Rancho Folclórico Luiz de Camões.

 

Ícone histórico e religioso da cidade de Niterói, a igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói começou a ser construída em 1663, pelo devoto Affonso Corrêa de Pina, com esmolas da população, num sítio oferecido pelos herdeiros de Martim Afonso de Souza, “ARARIBÓIA”. Em 17 de agosto de 1671 na pequena ermida de São Domingos foi lavrada a escritura da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói.

A partir desta data, formou-se a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, que administra o seu patrimônio, até os dias de hoje.

Em 1770, a pequena ermida foi derrubada e construída uma nova igreja.

Em 1850, por provisão do Bispo do Rio de Janeiro D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo (Conde de Irajá), a Irmandade foi elevada com o título de Confraria de Nossa Senhora da Conceição da Imperial Cidade de Nictheroy, com direito a uso de hábito.

Com a elevação do Bispado de Niterói à Arcebispado, a Irmandade foi elevada com o título de Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição de Niterói, em 24 de janeiro de 1964, por decreto assinado por D. Antonio de Almeida Morais Junior.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói fica na Rua da Conceição, 216, Centro, Niterói, RJ. Estacionamento: Niterói Shopping – Acesso a Igreja pelo estacionamento.

Informações: www.nsdaconceicaodeniteroi.com.br

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top