Mundo

Prefeito de Niterói avança em novas parcerias em Washington

Prefeito de Niterói avança em novas parcerias em Washington
Seminário internacional realizado no BID também serve para buscar investimentos de instituições americanas e francesas
O segundo dia do seminário internacional Cidades Inovadoras e Competitivas, realizado na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, também pode significar novas parcerias entre a prefeitura de Niterói e organizações internacionais como o próprio BID, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Movimento de Empresas Francesas (Medef).
Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o fórum possibilitou a discussão de novos acordos de cooperação nas áreas de inovação tecnológica, iluminação pública e sustentabilidade, entre outros setores. O prefeito teve três reuniões de trabalho com dirigentes dessas instituições internacionais.
FullSizeRender (4)
“Nós já temos um programa de cooperação com o BID, o Pró-Cidades, que está sendo muito bem-sucedido com a implantação de novas tecnologias para uma cidade mais inteligente que melhore a performance dos serviços para os cidadãos. Não tenho dúvida que essa possibilidade de apoio do BID nessa parceria publico-privada que estamos estruturando no setor de iluminação pública será também uma referência positiva para outras cidades brasileiras”, disse Rodrigo Neves.
O prefeito afirmou que o exemplo de Niterói poderá ser seguido:
“Outras cidades poderão seguir esse caminho de cooperação com organismos internacionais, buscando o investimento do setor privado,  sobretudo num contexto de restrições fiscais que enfrentamos”.
Representante do BID para Sustentabilidade, Juan Pablo Bonilla ressaltou a importância da participação de Niterói no seminário.
“Agradecemos ao prefeito a presença. Ele representou os principais avanços de uma cidade em aspectos fiscais, de desenvolvimento urbano e nos falou de projetos muito importantes para a cidade, como o de mobilidade integral e de diferentes meios de transportes. É muito importante o desenvolvimento que Niterói tem e vai ter na parte fiscal, permitindo um planejamento de longo prazo.”
Rodrigo Neves fez ainda uma avaliação do seminário promovido pelo BID e como as experiências ali apresentadas poderão influenciar outras cidades: “As cidades e países da América Latina estão vivendo uma crise fiscal e econômica e, muitas vezes, política e institucional. Foi uma oportunidade muito positiva essa troca de ideias proporcionada pelo BID. Através desses encontros trocamos informações, experiências e produzimos informação.”.
Bonilla também aprovou o resultado do fórum internacional: “O seminário é muito importante para a região para aprendermos um pouco mais sobre a América Latina, suas boas práticas, não apenas na América,  mas também em outras partes do mundo. A troca de experiências de outras cidades facilita o diálogo entre prefeitos para compartilhar essas iniciativas. Niterói para nós é um parceiro de longo prazo”.
O prefeito ressaltou ainda os encontros que teve com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD),  Hervé Conan, e do Movimento de Empresários Franceses (Medef), Gerard Wolf.  Os temas debatidos foram novas parcerias e acordos entre a prefeitura e os dois organismos europeus e que já atuam em conjunto com a cidade. “Esses acordos de cooperação têm sido muito importantes para viabilizar os projetos de infraestrutura e modernização da administração em Niterói. Nestes últimos quatro anos construímos as bases para a resiliência diante da crise do Rio e do país e para um ciclo vigoroso de desenvolvimento sustentável, assegurando melhor qualidade de vida a todos niteroienses.” , avaliou o prefeito.
Integrantes da delegação niteroiense, os secretários de Planejamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, e de Fazenda, Pablo Vilarim, analisaram os pontos importantes do encontro. “É importante para o município conhecer as experiências de governança e parcerias público-privadas. Conhecendo esses casos de sucesso e os desafios enfrentados por outras cidades de outros países, com características parecidas com Niterói, nos mostra que estamos no caminho correto da modernidade na forma de gerir o recurso público  e também na criação de sinergias e potencialidades com o setor privado, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço público e da qualidade de vida do cidadão.”, analisou Giovanna.
O secretário municipal de Fazenda reforçou que temas como responsabilidade fiscal, sustentabilidade e PPPs foram de grande importância no encontro. “São temas em que Niterói tem avançado muito, e ver as experiências de outros países nos mostra que estamos no caminho certo.  As PPPs, por exemplo e ampliam a capacidade do município para atrair investimentos privados e garantir a manutenção desses investimentos na cidade. E dessa forma, permitem a liberação dos recursos públicos para outras áreas ao desonerarem os recursos do orçamento da cidade” , explicou Pablo Vilarim.
Até o fim deste ano, a prefeitura de Niterói deverá sediar um encontro com empresários  franceses para debater com mais profundidade os temas discutidos durante o fórum internacional do BID e buscar novos investimentos não apenas para a cidade, mas para todo o Leste Fluminense.
Fotos :

Primeira imagem, prefeito com Hervé Conan (AFD)

A segunda com Gerard Wolf (Medef)
As duas ultimas com Jusn Pablo Bonilla (ao lado do prefeito, e os secretários Giovanna Victer e Pablo Vilarim).
Fotos e texto : Flávio Pessoa.