Meio ambiente

Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca

Integrantes da Coordenadoria ambiental da Guarda Municipal de Niterói controlaram nesta tarde (05-09) um foco de incêndio na localidade conhecida como Morro dos Eucaliptos, próximo ao Horto do Fonseca.  As equipes chegaram ao local através de chamado feito para o número 153 da Guarda Municipal de Niterói que atende no Centro Integrado de Segurança Pública ( Cisp).

Durante uma hora a equipe utilizou equipamentos especiais de manejo de arborização para combate e esse tipo de incêndio. Não foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros. A guarda Ambiental de Niterói tem treinamento específico para este tipo de ação dentro do Programa Niterói Contra Queimadas.

 

“O fogo deve ter sido provocado em função do solo seco naquela região. Nossa equipe chegou ao local por volta das 16 horas e tomou logo todas as medidas necessárias utilizadas nesses casos para evitar inicialmente que o fogo se alastrasse ganhando uma proporção maior. Depois iniciaram a fase de apagar os locais e o rescaldo do incêndio, evitando assim a propagação de novos focos“ explicou Edson Jorge Coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

A cidade conta ainda através da Defesa Civil – com apoio de voluntários do Núcleo de Defesa Civil ( Nudec Queimadas ) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O programa consiste em executar uma série de medidas de monitoramento, prevenção e apoio as equipes de combate aos focos de incêndio.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top