Cidades

Esquema especial de trânsito para o Desfile de 7 de setembro em Niterói

Esquema especial de trânsito para o Desfile de 7 de setembro em Niterói

A NitTrans preparou esquema especial de trânsito por conta do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, nesta quinta-feira (7/9). A partir das 6 horas até as 13 horas, estarão interditadas ao tráfego de veículos as seguintes vias: Avenida Jansen de Melo (sentido Icaraí); Avenida Ernani do Amaral Peixoto; Rua Coronel Gomes Machado (entre a Rua Visconde de Sepetiba e a Avenida Marquês do Paraná); Rua Evaristo da Veiga; Rua Senador Nabuco e Rua Marquês de Olinda (entre as Ruas Eusébio de Queirós e Coronel Gomes Machado).

Os acessos a todos esses trechos serão bloqueados a partir das 6 horas e o lado direito da Avenida Amaral Peixoto (em frente à Câmara Municipal) estará interditado a partir das 4 horas para a montagem de um palanque. Os veículos que saem da zona Sul em direção ao Centro serão desviados para o Ponto Cem Réis pelas ruas São Lourenço e Benjamin Constant até a Avenida Feliciano Sodré. Já os motoristas que saem da Zona Sul e passam pelo Ingá e Centro com destino à Alameda São Boaventura, poderão ter acesso à Avenida Feliciano Sodré a partir da Avenida Visconde do Rio Branco.

Os ônibus que seguem para a zona Sul serão desviados da Rua Marquês do Paraná para a Avenida Feliciano Sodré e para a Rua Marquês de Caxias, de onde poderão acessar a Avenida Visconde do Rio Branco, retornando em frente ao Plaza Shopping e chegando à Rua da Conceição. E os ônibus que trafegam pela Rua Marechal Deodoro serão remanejados para a Avenida Feliciano Sodré. Já os veículos de passeio que costumam acessar a Rua Marechal Deodoro deverão seguir pela Rua Saldanha Marinho.

O estacionamento estará proibido na Rua Marquês de Caxias (trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí e Avenida Visconde do Rio Branco), das 21 horas desta quarta-feira (6/9) às 13 horas do dia 7; a partir das 8h do dia 6/9, na Avenida Amaral Peixoto (lado direito da circulação de veículos, em frente à Câmara Municipal) para o gradeamento desta via; na Rua São João (entre a Rua Visconde de Itaboraí e Avenida Visconde do Rio Branco) não será permitido estacionar das 21 horas do dia 6/9 às 13h de quinta-feira.

Os ônibus que irão transportar os participantes civis e militares para o evento deverão seguir a orientação dos agentes de trânsito para o estacionamento nas seguintes áreas: Rua Barão do Amazonas (entre as Ruas Marechal Deodoro e Coronel Gomes Machado); Rua Visconde de Itaboraí (entre as Ruas Coronel Gomes Machado e Marechal Deodoro); Rua São Pedro (entre as ruas Visconde de Itaboraí e Barão do Amazonas); Rua Dr. Celestino (nas vagas do antigo Fórum). A NitTrans estará atuando com 20 agentes; dois coordenadores; três motos; quatro viaturas e um reboque.

Escolas – Cerca de 500 alunos de seis escolas municipais participarão do desfile cívico. Escola Municipal Adelino Magalhães, Ayrton Senna, Anísio Teixeira, Jacinta Medela, Alberto Francisco Torres (somente banda) e Tiradentes. O ponto de concentração será na Rua Marquês de Olinda, na esquina da Avenida Amaral Peixoto, em ambos os lados. Os pontos de dispersão serão na Rua Maestro Felício Toledo e Rua Barão do Amazonas. Aproximadamente 40 servidores da Fundação Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia devem participar do evento.

Guarda – Quarenta e cinco guardas municipais estarão atuando no suporte ao evento. O desfile contará com 100 agentes. Setenta virão a pé, 20 divididos em 10 viaturas e 10 bicicletas com guardas que atuam no ciclopatrulhamento. Este ano, a participação da corporação contará com uma novidade: a tropa mirim. Quarenta e quatro crianças, entre filhos e netos dos guardas irão desfilar usando uniformes iguais aos dos pais e avôs. A iniciativa tem por objetivo o resgate do civismo e uma maior integração dos servidores e seus familiares ao ambiente de trabalho da Guarda.