Educação

Alunos da rede municipal participam da Maratona de Matemática

Alunos da rede municipal participam da Maratona de Matemática

A prova reuniu 3.748 estudantes de 49 unidades que oferecem Ensino Fundamental

Alunos de 5º e 9º ano participaram nesta terça-feira (22/8), da primeira edição da maratona de Matemática da rede municipal de Niterói. A prova reuniu 3.748 estudantes de 49 unidades que oferecem Ensino Fundamental nos turnos da manhã e da tarde.

A maratona será realizada em quatro etapas eliminatórias durante os meses de agosto, setembro e outubro. A premiação dos três mais bem colocados será na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 23 e 29 de outubro, com o tema “A Matemática está em tudo”. As próximas fases estão previstas para os dias 14/9, 28/09 e 10/10.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o aprendizado mais próximo da realidade do aluno contribui para um melhor rendimento da disciplina.

“O domínio da matemática é uma competência fundamental para a vida escolar dos alunos. É preciso garantir aos nossos estudantes as condições necessárias para o prosseguimento nos estudos e sua inserção na sociedade de maneira cidadã”, declara.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a prioridade da atual gestão é qualificar a rede. “Estamos investindo em melhorias, na recuperação das escolas e também na formação dos nossos profissionais. O objetivo é proporcionar a mais adequada qualidade de ensino para os alunos”, afirma.

A subsecretária municipal de Educação, Patrícia Gomes, destaca o trabalho em conjunto das unidades, Semect e FME. “No primeiro momento realizamos reuniões individuais com algumas escolas para identificar os problemas de cada uma. A partir daí elaboramos estratégias para qualificar os nossos alunos”, declarou.

Até o fim do ano, a Secretaria Municipal de Educação e FME estão realizando diversas ações visando a Prova Brasil além de outros exames preparatórios. Um dos objetivos é potencializar o talento dos estudantes, com a realização da Gincana Municipal de Língua Portuguesa e o Programa Matemática em Ação.