Cidades

Niteroienses decidirão se Guarda Municipal será armada

Niteroienses decidirão se Guarda Municipal será armada

Data foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves durante formatura de agentes na Cidade da Ordem Pública

A Prefeitura de Niterói fará uma consulta pública no dia 29 de outubro, para saber a opinião dos moradores da cidade sobre o armamento da Guarda Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante a formatura de 91 guardas no Curso de Qualificação Profissional (CQP), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, nesta terça-feira (8/8).

20170808121113_IMG_8243

Poderão participar da consulta pública todos os moradores da cidade que estiverem com seus direitos eleitorais assegurados na data da consulta. “O cidadão de Niterói será convidado a participar da consulta pública que a Prefeitura de Niterói, de forma democrática, vai fazer para decidir sobre o novo papel que a Guarda Municipal deve exercer diante dos desafios da segurança pública”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves destacou os investimentos feitos na Guarda Municipal nos últimos anos, com ênfase na formação e treinamento dos agentes, o que qualifica a corporação para novos desafios. “Essa é uma decisão muito estratégica e muito importante para Niterói. A Guarda não substituiria a Polícia Militar no confronto direto à criminalidade, ao tráfico de drogas. Ela faria aquilo que a Polícia Militar deixou de fazer na cidade por falta de efetivo, por falta de infraestrutura, que é a ação ostensiva nos locais de grande movimentação da cidade e nos bairros, para que a gente tenha uma Niterói melhor para se viver e ser feliz”, enfatizou.

Formação – O Curso de Qualificação Profissional, com ênfase em gestão e estratégia, teve carga horária de 336 horas e foi destinado aos guardas que têm entre 10 e 20 anos de efetivo serviço. Os agentes aprenderam sobre gestão de conflitos, conhecimento do espaço urbano, o papel dos movimentos sociais, sistemas de inteligência, saúde física e mental, entro outros temas. Participaram da formação 88 guardas de Niterói, dois de Rio Bonito e um de Silva Jardim.

“A Guarda Municipal passa por um novo momento. Ganhamos uma nova sede com a construção da Cidade da Ordem Pública, tivemos nosso efetivo dobrado e estamos apostando na qualificação dos nossos agentes com a realização de cursos como este, que tem um corpo docente de excelência formado por mestre e doutores. Uma guarda de excelência não se ganha, se constrói. E é isso que estamos fazendo. Até 2020, chegaremos a mil guardas na cidade, que é o limite permitido”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Os guardas que receberam certificado e têm mais de 10 anos de serviço poderão concorrer aos cargos de coordenador e subinspetor, e aqueles com mais de 20 anos, poderão concorrer a cargos de inspetor, inspetor adjunto e inspetor geral.

Há 15 anos na Guarda e atualmente comandando o Centro de Operações Táticas (CAT) da corporação, Paulo Brito foi o primeiro colocado no CQP 2 com nota 9,52. O agente ressaltou a importância da qualificação para sua trajetória na instituição. “Esta iniciativa é muito importante para a cidade. Com esses cursos, ganhamos nós profissionais e também a população, que passa a contar com guardas muito mais bem preparados nas ruas”, afirma Brito, que agora pretende conquistar uma vaga de inspetor.

Ao fim do curso, os participantes realizaram exame intelectual e elaboração de artigo científico voltado a apresentar soluções para problemáticas diárias na rotina de uma Instituição de Segurança Pública como a Guarda Municipal de Niterói. Primeiro colocado no CQP 1, com nota 9,80, Marcelo Xavier, há 15 anos na Guarda, apresentou um projeto que tem como objetivo a maior integração da instituição com a sociedade através da prática esportiva. “Este é um trabalho pioneiro. É fundamental esta valorização do profissional. Já espero pelo próximo curso. As aulas ajudaram muito para melhorar meu desempenho, principalmente na área de gerência”, conta Xavier.

Troca de Experiência – O curso de qualificação também recebeu guardas de outros municípios: dois de Rio Bonito e um de Silva Jardim. Nilson Vital foi um deles. Há 12 anos atuando na Guarda de Rio Bonito, este foi o primeiro curso de qualificação com grade curricular mais amplo que participou. “Esta experiência foi muito produtiva. Espero que novas parcerias sejam firmadas e que outros integrantes da instituição também possam participar desta qualificação. Neste momento, serei um multiplicador levando esses conhecimentos adquiridos no curso para o trabalho na minha cidade”, finalizou.