Cidade

Trecho do Rio Icaraí, no Campo de São Bento, recebe revitalização

O Campo de São Bento se tornou palco, na manhã do último dia (27/7), de uma oficina de grafite. A ação, realizada nos tapumes instalados no Campo de São Bento no local da obra de revitalização do trecho do rio que passa pelo parque, contou com a participação de cerca de 20 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Lisaura Ruas e teve como tema desenhos sobre a importância do meio ambiente.

A oficina, ministrada pelos grafiteiros Gabriel Mattos, de 23 anos, e Davi Baltar, de 32, teve como objetivo conscientizar não só as crianças e adolescentes que participaram, como também os frequentadores do parque, conforme explicou o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

“O objetivo dessa ação para marcar o início da obra da revitalização do Rio Icaraí, no trecho que corta o Campo de São Bento, é mostrar à população de Niterói a importância dessa iniciativa para a cidade, garantindo que não haverá retirada de árvores e danos ao ecossistema”, disse Nelson.

Além das aulas, os artistas também grafitaram desenhos de autoria própria relacionados ao Meio Ambiente.

Revitalização – O trecho do rio Icaraí que passa pelo Campo de São Bento receberá um dispositivo hidráulico, chamado Tomada de Tempo Seco (TTS), que intercepta o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

A operação desse sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local. Vale ressaltar que o sistema de TTS também foi projetado para ser enterrado, não precisando retirar árvore do local e nem causando dano ao ecossistema.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top