Cidades

ONG ViverBem inaugura monitoramento escolar, em conjunto com o Batalhão de Niterói

ONG ViverBem inaugura monitoramento escolar, em conjunto com o Batalhão de Niterói
CIDADE – Em parceria com a Associação ViverBem, o 12º Batalhão de Polícia Militar, implantou a primeira fase do projeto “Educação mais Segura” com câmeras nas entradas e saídas dos estudantes nas escolas públicas e particulares de Niterói. Projeto piloto neste sentido foi inaugurado no Colégio Salesiano na Região Oceânica com o objetivo de garantir mais segurança para os estudantes e combater a violência no ambiente educacional.
O assunto foi discutido em diversos encontros na Fundação Municipal de Educação, na qual diretores das Escolas Municipais, Estaduais, e do Colégio Pedro II, participam no Auditório Amaury Pereira Muniz na (FME) das reuniões mensais do Conselho de Segurança Escolar. Além das presenças do comandante do batalhão, Coronel Márcio Rocha, representantes da Guarda Municipal, agentes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), das secretarias de Educação do município e do Estado e da ONG Viver Bem.
De acordo com a ViverBem, foi também criado um grupo no aplicativo Telegram para que diretores das escolas, professores, pais, responsáveis e alunos tenham acesso mais rápido e direto à Polícia Militar em casos de suspeição, roubos, tráfico e uso de drogas, e outros crimes dentro e no entorno das unidades escolares. Atualmente a sala de monitoramento do Batalhão de Niterói já acompanha cerca de 40 grupos no aplicativo, que mantém a PM em contato direto com milhares de pessoas de diferentes setores da sociedade.
O presidente da Associação ViverBem, Felipe Almeida, comentou que iniciou o monitoramento do primeiro colégio em Niterói graças ao convite do batalhão. “Escolhemos essa unidade por termos rede fibra ótica na região e nos comprometemos com a Associação dos transportes escolares de ajudá-los. Não tivemos nenhuma ajuda financeira, nem preferência, o local foi escolhido pela facilidade técnica. A educação é um ponto fundamental para que a segurança melhore na nossa cidade. Mas, precisamos que as unidades particulares participem mais das reuniões”, destacou.
De acordo com o coronel Marcio Rocha, comandante do 12º BPM, o novo programa vai contribuir para a melhoria da segurança escolar e agilizará o processo de investigações e ocorrências policiais. “A parceria é importante para resolver situações que somente a polícia não consegue solucionar, como o caso da segurança escolar. Trabalhamos interligados, como no caso da Polícia Civil e da ViverBem. Estamos sempre em contato, além da boa relação com o Ministério Público, com a Polícia Federal e demais instituições e órgãos,” frisou o comandante Rocha.