Cidades

Efetivo de PMs do Proeis cresce em Niterói

Efetivo de PMs do Proeis cresce em Niterói

Encontro do prefeito com representantes da segurança traça novas estratégias de auxílio às polícias Civil e Militar

Uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada no gabinete do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, debateu a ação das forças de segurança na cidade, o aumento do número de Policiais Militares aderindo ao Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis) e definiu novas estratégias de atuação para as polícias Militar, Civil e Federal no município.

O prefeito apresentou as seis medidas relacionadas à segurança pública de apoio às forças policiais e foram alinhadas novas operações e ações policiais de combate à criminalidade. O comandante do 12º BPM (Niterói), Marcio Rocha, informou sobre o aumento do número de PMs do Proeis em Niterói, que cresceu de 12 para 45, mais que o triplo, nas duas últimas semanas.

“Nós fizemos uma avaliação das ações das polícias e das medidas de apoio que a prefeitura adotou. Além disso, alinhamos novas ações e operações das polícias de combate à criminalidade e recebemos a informação de que o número de policiais do Proeis subiu”, disse Rodrigo Neves.

O coronel Marcio Rocha disse que os encontros fortalecem as relações entre as diversas esferas de governo e permitem melhor estratégia de combate à violência.

“Esse alinhamento dos órgãos como prefeitura e polícias, desde as competências mais primárias até as mais críticas, é muito importante. Dá segurança para que todos busquem soluções conjuntas para a crise que atravessamos. Niterói está num caminho bom e podemos alcançar resultados melhores”, afirmou Rocha.

Renato Chenicharo, diretor do 4º Departamento de Polícia Civil de Niterói, representou o chefe de Polícia Civil, Carlos Leba, e elogiou o pioneirismo de Niterói:

“A cidade é pioneira no apoio à segurança pública. Essa reunião agrega todos num mesmo espaço para a troca de ideias e formulação de estratégias para o futuro”.

O delegado Wanderson Pinheiro, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Niterói, ressaltou que a instituição também se vê fortalecida e participa de forma ativa no processo:

“Essa reunião coloca frente a frente todas as forças de segurança que atuam no município. E isso é de suma importância para o nosso trabalho”.

O secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, também presente à reunião, citou ainda a ampliação da ação da Guarda Municipal em Icaraí e no Jardim Icaraí. Atualmente, 30 guardas, divididos em 15 duplas, atuam na região para reprimir delitos como furtos, sobretudo os praticados por assaltantes que também usam bicicletas.

“Já tínhamos este tipo de patrulhamento com bicicletas, e inclusive, temos uma coordenadoria nessa região, mas intensificamos as ações nos últimos dias e os resultados têm sido muito bons”, afirma.

Foto: Alexandre Vieira