Meio ambiente

MEIO AMBIENTE: Iniciativa reduz a 62% o consumo de descartáveis

Resultado foi alcançado pelo Hospital Niterói D’Or por meio da campanha “Adote um copo”

MEIO AMBIENTE – A conscientização ambiental e a redução dos custos com copos descartáveis são alguns dos fatores que motivam o Hospital Niterói D’Or a realizar a campanha “Adote um copo”. A iniciativa promove a adesão de canecas personalizadas e reutilizáveis em substituição aos copos plásticos, que têm período curto de uso. Antes do projeto, eram consumidas duas unidades ao dia, em média, por cada colaborador. Após seis meses da iniciativa, houve uma diminuição de 62%.

 

– O Hospital Niterói D’Or tem 550 funcionários e, quando a campanha iniciou, eram usadas 40 mil unidades por mês. Em abril, o número caiu para 25 mil. Toda unidade abraçou este projeto, além disso, os colaboradores já incentivam outras campanhas com o mesmo perfil, algo que envolva a redução ou reaproveitamento de materiais, como o papel – avalia Patrícia Aguiar, coordenadora de hotelaria do hospital.

Para os próximos meses, o Niterói D’Or espera reduzir esse número para 20 mil copos descartáveis ao mês, para isso, tem ofertado, além das canecas, squeezes aos colaboradores.

>>> Alguns motivos para não usar copo descartável:

  • O café de todos os dias pode estar condenado: Ao entrar em contato com líquidos quentes, o copo descartável libera o Estireno, um componente químico cancerígeno;
  • Poluição dos pais aos netos: O copo descartável demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente;
  • Água por água: Gasta-se, em média, 3 litros de água para produzir um copo descartável, mais do que uma unidade pode comportar na atividade fim;
  • Mais barato que um pão francês: Nas cooperativas de reciclagem, o quilo do copo descartável custa de R$ 0,20 a R$ 1. Seriam necessárias, em média, 250 unidades coletadas para receber por este montante.  Por esse e outros motivos, o índice de reciclagem no Brasil é apenas de 20%.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top