Cidade

CIDADE: Iniciativa de guarda municipal ajuda a mudar a história do Campo de São Bento

CIDADE – Esta terça-feira (16/05) ficará marcada para sempre na memória do guarda civil municipal Tiago Braga, de 36 anos. Após descobrir através de pesquisas na internet que o projeto de paisagismo do Campo de São Bento tinha sido feito por um belga, ele teve a iniciativa de entrar em contato com o consulado da Bélgica, com o objetivo de aprofundar o levantamento e estreitar laços entre os dois países. E hoje, veio o resultado que vai ajudar a mudar a história do parque: o cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier, foi recebido pelo secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, e pelo guarda municipal, no Campo de São Bento. Como fruto do encontro, já foram planejadas ações como a realização de uma exposição para 2018, quando o parque completa 110 anos.

IMG_2511

Tiago lembra que tudo começou quando passou a trabalhar no Campo São Bento, em 2014. “Sempre procurei fazer o melhor, não só na segurança dos visitantes, mas também passando informações a eles sobre o parque, que desperta a curiosidade das pessoas por sua beleza. Nas pesquisas, vi que o projeto paisagístico tinha sido criado pelo belga Arsène Puttemans, entre 1906 e 1910. Então, em 2016, entrei em contato com o consulado. Não esperava que fosse ter resposta, mas decidi tentar e, para minha surpresa, deu certo. Eles retornaram o contato e foi marcado o encontro”, contou Tiago, entusiasmado.

Axel Grael fez questão de parabenizar a iniciativa do guarda municipal e agradecer a visita do cônsul. “O Tiago é um servidor que foi muito além do seu trabalho e teve uma importante iniciativa que merece ser reconhecida e parabenizada. A vinda do cônsul nos permitirá aproximar essas culturas fazendo um intercâmbio de Niterói com a Bélgica, e já estamos pensando em algumas ações como uma exposição com fotos mostrando a urbanização do parque para comemorar seus 110 anos, que serão completados em 2018”, disse.

Esta foi a segunda vez que Jean-Paul Charlier esteve em Niterói, mas a primeira no Campo de São Bento. Bastante entusiasmado com a cidade e com a beleza do parque, o cônsul ajudou a plantar uma muda de tangerina ponkan no pomar, e disse que está muito contente com esta parceria. “Junto com a Prefeitura de Niterói, vamos encontrar formas de homenagear esta obra e aproveitar este laço histórico do início do século passado. Ficamos muito interessados nesta história e vamos ajudar no que for preciso para esta pesquisa também. Com certeza, esta não será a última vez que virei na cidade”, afirmou, contando que no consulado há 30 belgas cadastrados que vivem em Niterói.

IMG_2882

O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, que também participou do encontro, ressaltou a importância dos investimentos que vêm sendo realizados na guarda municipal nos últimos anos, principalmente com a realização de cursos de qualificação para os profissionais. “Agora, por exemplo, estamos ministrando, na Cidade da Ordem Pública, um curso de gestão estratégica para nossos agentes. São iniciativas que contribuem para termos profissionais mais preparados para atender a população”, disse.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top