Cidade

CIDADE: Prefeitura de Niterói abre o túnel Charitas-Cafubá ao tráfego de veículos neste sábado

CIDADE – A Prefeitura de Niterói abrirá, neste sábado (06/05), o túnel Charitas-Cafubá. A solenidade de abertura será às 10 horas, no Cafubá. A partir das 13horas, as galerias estarão abertas ao tráfego de veículos. Funcionários trabalham nos últimos detalhes da obra e, nesta quarta-feira (03/05), foi realizada mais uma etapa de testes com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica era esperada há mais de 70 anos pelos niteroienses. São duas galerias (uma em cada sentido), cada uma com 1.350 metros de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia. Diferentemente do que estava previsto em projetos de gestões anteriores, não haverá cobrança de pedágio.

DJI_0069-Crédito---Leonardo

A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários. O CCO utilizará um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, permitindo o rápido acionamento de órgãos de socorro e segurança em caso de necessidade.

O túnel conta com 1.100 lâmpadas de LED e sistema de exaustão com 16 ventiladores, além de 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. O moderno sistema de sonorização para emergências conta com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.

Iluminação 040 Alexandre Vieira

As galerias do túnel homenageiam duas personalidades de Niterói. O jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel da nome à passagem Cafubá-Charitas, e o ex-prefeito João Sampaio batiza o trajeto Charitas-Cafubá.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top