Notícias

GERAL: Café Empresarial lança Empretec na Região Oceânica

GERAL: Café Empresarial lança Empretec na Região Oceânica

GERAL – O Café Empresarial da Região Oceânica do mês de maio, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, nesta terça-feira, 2, em Itaipu, trouxe a novidade da realização do seminário Empretec na localidade. A parceria de sucesso entre a CDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) alcança pela primeira vez os empresários e empreendedores da região, com a formação da primeira turma que terá 30 candidatos selecionados.

cafecdlro02

A palestra inicial será realizada na próxima quinta-feira, 4, às 19h, no auditório do salão de eventos que fica na Rua Max Albin, 242, em Itaipu. No evento, os consultores do Sebrae, único órgão credenciado no Brasil para promover o seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), explicarão um pouco sobre as atividades envolvidas no curso, assim como seus benefícios para os participantes. As inscrições são limitadas e os candidatos passarão por uma entrevista de seleção, que será realizada entre os dias 8 e 12. Já o seminário está marcado para acontecer entre os dias 22 e 27.

“Estamos vivendo um momento diferenciado na nossa economia e precisamos estar dispostos a mudanças. Nosso Café Empresarial na Região Oceânica foi sonhado junto aos diretores da região e agora ele já é um evento tradicional. Temos aqui um forte público de empresários e empreendedores, portanto precisamos pensar também nos treinamentos que podemos trazer para a região, sendo o Empretec nossa primeira grande contribuição, especialmente por se tratar de um seminário que é capaz de mudar relações, abrir novas oportunidades de crescimento, estimular e potencializar as características empreendedoras dos participantes”, destacou Fabiano Gonçalves, presidente da CDL.

A reunião contou também com a palestra sobre o tema “Gestão de qualidade – Como manter relacionamentos duradouros com seus clientes”, ministrada pela consultora de marketing digital Ingrid Meinerz. Com mais de 10 anos de experiência em planejamento estratégico, Ingrid destacou o atendimento como diferencial de qualquer negócio. Para ela, existe uma tendência de resgate do relacionamento com o cliente como era comum nas lojas e mercadinhos de bairro, uma mudança na atenção dedicada ao cliente, mesmo em período de crescimento das vendas on-line, visando fidelizar o consumidor.

“Era esse relacionamento mais pessoal que fidelizava o cliente e estamos voltando a dar valor a esse atendimento. Mesmo no mercado novo do e-commerce, esse contato é importante, esse relacionamento mais íntimo da empresa com o consumidor”, ressaltou Ingrid que, na sequência, apresentou aos presentes os novos “P’s” do marketing, que são pessoas, processos e projetos de evidências físicas, somados aos tradicionais três “P’s”, definidos como preço, produto/serviço e praça.

Ainda falando sobre as novas formas de comércio e consumo, a consultora explicou que a tendência é que as empresas passem a ser híbridas cada vez mais, ou seja, atuem com produtos e serviços, por isso a compreensão e inclusão dessas novas definições de marketing são importantes. De acordo com Ingrid, com a hibridização, as diferenças entre as empresas serão cada vez menores, sendo então preciso investir no atendimento, como diferencial na prestação de um serviço de qualidade, para se destacar no mercado.

“Precisamos mudar o conceito de vender para o conceito de servir. Nós não simplesmente vendemos produtos ou prestamos serviços, nós atendemos a necessidade do nosso consumidor. Também é preciso entender para atender, devemos parar de pensar para o cliente e pensar como o cliente, entender como é a experiência do consumidor com a nossa empresa”, disse Ingrid, que também trabalhou conceitos sobre conquista e recuperação do cliente e sobre como lidar com reclamações de uma forma positiva.