Cidade

CIDADE: Guarda Municipal de Niterói recebe cem radiotransmissores da Secretaria de Estado de Segurança

CIDADE – A Guarda Civil Municipal de Niterói recebeu, nesta terça-feira (11/4), na Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim Gonçalves, no Barreto, cem radiotransmissores da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), através de um Acordo de Cooperação Técnica. Os equipamentos, que foram usados durante os Jogos Olímpicos 2016, permitirão otimizar ainda mais o serviço da instituição. Na cerimônia de entrega dos equipamentos, a Guarda Municipal de São Gonçalo também recebeu 100 aparelhos.

Os rádios contam com sistema digital no padrão Tetra criptografado, que garante a rápida resposta e a comunicação segura entre as equipes operacionais. Os aparelhos viabilizarão um melhor atendimento à população e maior integração entre a Guarda Civil Municipal, as forças estaduais de segurança e, também, com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Piratininga.

 

“Esses rádios têm uma funcionalidade maior em relação aos atuais. O equipamento permite maior integração, inclusive em grandes eventos da cidade, com um sistema mais eficiente de comunicação. Em um evento como o Réveillon, por exemplo, poderemos estar com todas as forças de segurança lincadas na mesma faixa”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

IMG_2942_010101

O secretário lembrou, ainda, que entre 2013 e 2016, a guarda teve seu efetivo dobrado, passando de 300 para 600 agentes por meio de concurso público. “Apesar de segurança pública ser uma atribuição constitucional do Governo do Estado, precisamos ter a compreensão deste trabalho em união. Nos últimos quatro anos, tivemos investimentos em Niterói como ações de apoio ao combate à violência, como a implantação do Cisp, construção da Cidade da Ordem Pública e pagamento de gratificações a agentes da Segurança Pública”, acrescentou.

O superintendente de Comunicações Críticas da Secretaria de Estado de Segurança, Alexandre Corval, enfatizou a importância dos aparelhos. Ele comentou que o Rio de Janeiro é o único estado no Brasil com uma rede única de radiocomunicação compartilhada. “Para esta rede única, que funciona como se fosse uma operadora, é possível ter vários usuários que podem operar de forma independente e de forma integrada”, comentou.

O subsecretário de comando e controle da Seseg, Rodrigo Alves, ressaltou que a segurança pública é uma necessidade e que a integração entre as forças de segurança fazem a diferença. “Os rádios permitirão a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Civil trabalharem de forma integrada e focadas na melhoria dos índices de criminalidade”, afirmou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top