Cidades

CIDADE: Vereadores de Niterói lançam Projeto de Lei para inibir a ação de flanelinhas

CIDADE: Vereadores de Niterói lançam Projeto de Lei para inibir a ação de flanelinhas

População se vê refém de flanelinhas que loteiam ruas

CIDADE – A grande maioria dos moradores de Niterói sofrem com a quantidade de flanelinhas que dominam as ruas da cidade, muitas vezes cobrando preços abusivos. E, foi visando o fim desta prática que os vereadores Carlos Jordy (PSC), Gabriel Oliveira (PTB) e Leandro Portugal (PV) se uniram e criaram o Projeto de Lei que tem como principal objetivo, inibir a ação deles.

Este projeto conta com a parceria do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), órgão que recebe denúncias do município através do número 153 e, ao ser aprovado, deverá contar com uma placa informativa no comércio da cidade. O vereador Carlos Jordy afirma que esta medida serve para que crie uma cultura de denúncias em Niterói e com ação, também, da população denunciando.

Os locais e horários mais propensos são âmbitos onde há a concentração de restaurantes, bares, supermercados e até em pontos turísticos, e eles agem em sua maioria após o horário de trabalho dos cobradores de estacionamento da prefeitura. Muitos desses flanelinhas são formados por pessoas desempregadas que buscam uma forma de ganhar dinheiro, ou até mesmo com um sistema marginalizado que existe por trás.

“Nos vemos reféns dos flanelinhas, pois se você se nega a pagar o valor que eles cobram, eles podem arranhar o carro e até mesmo partir para a agressão”, afirma Thais Santos, engenheira de produção.

Um dos criadores do Projeto de Lei, o vereador Gabriel Oliveira acredita que a expectativa é que fique claro que ninguém é obrigado a pagar flanelinha para parar na rua. “Como forma de apoio a lei, é interessante que a população cobre dos estabelecimentos comerciais a visibilidade do cartaz informativo que faz parte do Projeto de Lei. Além, é claro, de usarem o telefone do CISP, de forma consciente, e façam as denúncias em casos de coação”, diz Gabriel.

Tentamos o contato com o vereador Leandro Portugal, mas não obtivemos sucesso.

Por: Paula Coreixas

Placa Flanelinha