Notícias

SOCIAL: Mesa de debate em Niterói discute a violência contra a mulher

SOCIAL: Mesa de debate em Niterói discute a violência contra a mulher

SOCIAL – Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada mais uma ação em comemoração ao Mês da Mulher: a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu um café da manhã e uma mesa para debate com o tema “Violência contra a Mulher, as Leis Protetivas e como elas dialogam com a Delegacia de Atendimento à Mulher – DEAM”. Participaram do evento a primeira-dama do Município, Fernanda Sixel, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, a coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres (CCODIM), Haidêe Antunes e a delegada de Atendimento à Mulher, Alriam Miranda.

A delegada da especializada destacou que a violência pode ser verbal, psicológica, física e patrimonial, e que é muito importante que as mulheres rompam esse ciclo e denunciem. Ela ressaltou ainda que existe um atendimento diferenciado para as mulheres vítimas de violência doméstica em todas as delegacias, que é o Núcleo de Atendimento as Mulheres (NUAM).

A primeira-dama disse que é importante celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo da história, mas que ainda é necessária muita luta.

“Precisamos combater a cultura do estupro e o mês de março representa esta luta. Nós não podemos nos calar. A sociedade precisa entender que a mulher já tem o seu espaço e não vai admitir nenhum tipo de violência”, afirmou Fernanda.

Verônica Lima defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres: “Precisamos combater a perpetuação de valores machistas, pois a mulher ainda é vista como submissa e essa realidade precisa mudar. É necessário que todas as mulheres vítimas de violência denunciem para que possamos mudar esse quadro”, disse a secretária.