Cidades

CIDADE: Niterói é a 4ª Cidade no Ranking de melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade

CIDADE: Niterói é a 4ª Cidade no Ranking de melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade

CIDADE – O Brasil conta com um pouco mais de 20 milhões de habitantes idosos em todo o Território Nacional. Mesmo entre as economias emergentes, onde, na maioria dos casos, as populações são mais jovens, o fenômeno do envelhecimento da população se verifica de forma cada vez mais intensa no nosso país.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade – Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV (IDL) identifica ambientes de vida mais amigáveis aos idosos. O Bem-estar gerado pelos ambientes pode mitigar a deterioração mais intensa da qualidade de vida, conforme se chega a idades mais avançadas.

O estudo revela que a Cidade de Niterói(RJ) ficou apenas atrás do Município de Santos(SP), Florianópolis(SC) e Porto Alegre(RS), ficando na frente de cidades grandes como Curitiba(PR) e Belo Horizonte(MG).

Questões relativas a Cuidados de saúde, Cultura e engajamento, e Finanças são os destaques de Niterói. A cidade possui o maior número de médicos por habitante, entre as 150 maiores cidades do Brasil, além de possuir um número de leitos que coloca a cidade em 4° lugar de destaque no país. Em termos de Cultura e engajamento constata-se que o maior acesso à internet fixa encontra-se em Niterói.

Mesmo com desempenho superior em cuidados de saúde, Niterói pode melhorar a assistência de saúde com atenção à disponibilidade de clínicas geriátricas. Com relação aos indicadores gerais, a cidade tem oportunidades de melhorar a distribuição de renda, em que pese ocupar lugar de destaque em termos financeiros. Além disso, está entre as 50 cidades de maior violência no trânsito.

Por: Felipe Rodrigues