Cidades

CIDADE: Prefeitura de Niterói apoia comemoração de 100 anos da Academia Fluminense de Letras

CIDADE: Prefeitura de Niterói apoia comemoração de 100 anos da Academia Fluminense de Letras




CIDADE – Niterói vai sediar no mês de junho uma semana de eventos em comemoração aos 100 anos da Academia Fluminense de Letras (AFL). A parceria entre a AFL e a Prefeitura de Niterói foi firmada na tarde de ontem (7/3), com a visita do ex-prefeito e atual presidente da Academia, Waldenir de Bragança, ao prefeito Rodrigo Neves. Também participaram do encontro o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, e o secretário de Governo, Roberto Salles.

academiadeletras_01

“Desde o início da gestão, temos um diálogo e cooperação com a Academia Fluminense de Letras. A Academia é a mais antiga do Estado do Rio e realizará agora, no meio do ano, um congresso para celebrar seus 100 anos de existência. É uma entidade que preserva a memória e é uma referência no Rio de Janeiro e sobretudo na nossa cidade, e a Prefeitura de Niterói tem muito prazer em apoiar esse evento”, afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito destacou a importância da AFL e ressaltou que fizeram parte da entidade grandes intelectuais e pessoas que exerceram funções importantes na História do Brasil, como Oliveira Viana, José do Patrocínio, José Cândido de Carvalho, Euclides da Cunha, Brígido Tinoco, Alberto Torres e Vasconcelos Torres, entre outros.

“Queremos realizar o um congresso reunindo intelectuais de todo o Brasil e sobretudo do Estado do Rio, durante uma semana, no mês de junho, com eventos com os temas da educação, cultura e ética. Quero agradecer a sensibilidade, visão humanista e social e cultural do prefeito, que nos está apoiando nesse evento”, destacou Waldenir de Bragança, lembrando também que a Biblioteca Parque, sede da AFL, permanece aberta graças ao convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.