Política

POLÍTICA: Tânia Rodrigues assume a coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói

POLÍTICA: Tânia Rodrigues assume a coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói

anuncienew2

POLÍTICA – Levar para Piratininga o projeto Praia Sem Barreiras, que permite que pessoas com deficiência tomem banho de mar, atender também às necessidades dos idosos com dificuldade de locomoção e trabalhar de forma integrada aos demais órgãos da prefeitura  serão algumas das iniciativas da nova coordenadora de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói, Tânia Rodrigues, que foi empossada na tarde desta segunda-feira (13.02) pelo prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito destacou que chegada de Tânia à administração municipal agregará muito valor, tendo em vista a capacidade da coordenadora de dialogar com a sociedade.

“É muito melhor ter uma coordenadoria vinculada diretamente ao prefeito do que uma secretaria municipal da pessoa com deficiência, porque a acessibilidade tem que ser uma questão do governo, da cidade. Nosso objetivo é fazer ações que sejam transversais e intersetoriais, que envolvam o Urbanismo, a Educação, a Saúde o Transporte e o conjunto das políticas públicas da nossa gestão. Não tenho dúvida de que a Tânia, além de consolidar o  ótimo trabalho já realizado, dará  uma visibilidade ainda maior a essa agenda”, afirmou Neves.

tania2

O secretário-executivo, Axel Grael, deu as boas-vindas à Tânia, e ressaltou que a experiência da coordenadora pode desenvolver ainda mais as questões de acessibilidade em Niterói.

“Já trabalhamos juntos, seja em políticas públicas ou como dirigente da Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), que é uma instituição reconhecida em todo o  país. A chegada da Tânia, com toda a experiência que ela tem vai ser um reforço muito grande no nosso trabalho na área da acessibilidade. A Secretaria Executiva está à disposição para contribuir para integrar a coordenadoria com as demais áreas da prefeitura e assim fazermos um trabalho que seja referência para nosso estado e para o Brasil”, disse Grael.

Tânia Rodrigues disse que os maiores desafios que terá na coordenadoria serão a integração como os demais órgãos do governo e também prestar assistência aos idosos que tem problemas de mobilidade.

“Vamos orientar que os funcionários de todas as secretarias possam estar atentos à Lei Brasileira de Acessibilidade e fazer com as obras estejam adequadas à legislação”, afirmou.

Ela acrescentou que fará reciclagens de todas as pessoas que trabalham no atendimento aos deficientes do programa Ponto a Ponto (iniciativa gratuita que leva pessoas com deficiência para tratamento em veículos adaptados) e também visitará as instituições para saber suas necessidades e como funciona o atendimento, para que possamos ajudar.

A coordenadora disse que o programa nas praias pode ser ampliado para além do banho de mar. “Podemos promover outras atividades de lazer, como comemorações de aniversários, promovendo a integração. Sempre valorizamos a integração para que todos tenham consciência dos direitos dos deficientes. Também vamos voltar a atenção para os idosos com mobilidade reduzida, que são muitos, principalmente na Zona Sul. O que é necessário para que esses idosos não fiquem apenas andando com seus cuidadores. Podemos fazer parceria com a Secretaria do Idoso para oferecer atividades para essas pessoas”, explicou.

Participaram da cerimônia de posse os secretários de Governo, Roberto Salles; de Participação Social, Miguel Vitoriano; de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia, José Seba; o presidente da Nittrans, Paulo Afonso; e o secretário adjunto de governo, Domício Mascarenhas.

Fotos: Bruno Eduardo Alves