Saúde

SAÚDE: Nova ação de combate ao Aedes aegypti no Engenho do Mato

SAÚDE: Nova ação de combate ao Aedes aegypti no Engenho do Mato

anuncienew2

SAÚDE – Neste final de semana, a região do Aras, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói, vai receber uma nova etapa da mobilização de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa da Fundação Municipal de Saúde quer mobilizar moradores para eliminar possíveis focos do mosquito, transmissor do vírus zika, da dengue e da chikungunya, como explica o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco de Farias Neto.

“O mutirão vem para reforçar as ações permanentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), que promove um trabalho intenso de rotina com agentes que vistoriam casas e estabelecimentos comerciais combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Precisamos da ajuda de toda população no combate aos focos do mosquito”, alerta Farias Neto.

Neste sábado, 4/2, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão percorrer ruas e vistoriar as casas do Aras até a Rua Itália, das 9 às 12 horas. A ação prevê o uso de larvicidas para eliminação de possíveis focos do mosquito e a distribuição de materiais educativos contendo informações sobre as doenças, sintomas e medidas para evitar os focos dentro de casa. Os moradores poderão ainda se informar e tirar dúvidas com a equipe. A ação conta ainda com a parceria da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) no reforço da limpeza da área.

A intensificação da campanha de prevenção da dengue, zika e chikungunya é uma das metas do Plano de 100 dias, um programa que orienta o primeiro trimestre da gestão da Prefeitura com o objetivo de manter a saúde financeira e aplicar de maneira correta os recursos do Município.

No Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes (LIRAa), sistema do Ministério da Saúde que mapeia os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, Niterói apresentou índice de 1,1, o que significa que a cidade não está dentro das áreas de risco. Mesmo assim, desde o início do verão, já foram realizados mutirões de combate ao mosquito no Viradouro, Morro da União, Martins Torres, Vital Brazil, São Lourenço, Engenho do Mato, Serra Grande e Morro do Boa Vista.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Devic fiscalizam diariamente imóveis em todas as regiões do município. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o órgão na prevenção e combate aos focos do mosquito nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.