Cidades

CIDADE: SAMU treina seus profissionais no Grupamento Aero-Móvel da PM

CIDADE: SAMU treina seus profissionais no Grupamento Aero-Móvel da PM

anuncienew2

CIDADE – A equipe do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da base de Niterói, realizou um treinamento no Grupamento Aero-Móvel (GAM) da Polícia Militar nesta quinta-feira (2/2). Cerca de 20 socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprenderam a técnica do rapel em aulas teóricas e práticas e conheceram os helicópteros que realizam resgates aos policiais acidentados ou aos civis em situações de calamidade pública.

Os participantes aprenderam a fazer rapel e todos os cuidados necessários com o material, além de conhecerem os helicópteros multifuncionais que servem para o translado dos pacientes entre hospitais e no resgate em zonas vermelhas de difícil acesso. Os helicópteros são equipados de maca, gaveta de medicamentos, bagageiro e cilindro de oxigênio, podendo suportar no mínimo 4 pessoas, dependendo de seu tamanho. O profissional de saúde deve estar munido de mochila com insumos de resgate, autopulse (que realiza massagem cardíaca), respirador, bomba de seringa e prancha.

“Com a Educação Continuada que realizamos no SAMU sempre há capacitações para aprimorar o atendimento dos profissionais na ponta, no contato direto com os pacientes”, afirmou a coordenadora da base do SAMU, Dora Coutinho.

A comandante do GAM, Clarisse Antunes Barros, ressaltou a importância desse trabalho integrado.

“Toda parceria engrandece as instituições na troca de informações. São profissionais que têm a experiência de rua e que também podem passar para nossos aeromédicos”, afirmou.

A capacitação segue nas duas próximas quintas-feiras, com o mesmo tema, para os demais profissionais do SAMU. O curso foi elogiado pela técnica em enfermagem, Edilene Nogueira: “Com esses treinamentos aprendemos a usar materiais para a retirada de pacientes em residências e comunidades de difícil acesso. É essencial para nossa profissão”, disse.