Opinião

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: 15 filmes sobre dinheiro para assistir com a família

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: 15 filmes sobre dinheiro para assistir com a família

anuncie

anuncie

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Confira a sugestões de filmes que tratam do desafio de lidar as finanças. Para ver, refletir e aprender!

  1. Vivendo com um dólar

Documentário que conta a história de dois estudantes americanos de economia que, após o término do curso, decidem passar 56 dias na comunidade Pena Blanca, na Guatemala, vivendo com um dólar por dia. Seu objetivo é entender como funciona a vida na pobreza. A eles se juntam os cinegrafistas Sean Leonard e Ryan Christoffersen que ajudaram a fazer o documentário e também viveram com um dólar por dia. Ano de lançamento: 2013.

  1. Jogo do Dinheiro

O personagem Lee Gates (vivido pelo ator George Clooney) é o apresentador de um programa de televisão que dá dicas sobre o mercado financeiro. Um dia, um desconhecido invade o local de gravação, rende Lee e exige que a produtora do programa, Patty Fenn (Julia Roberts), mantenha o show. E assim os expectadores assistem, ao vivo, o que acontecerá com o apresentador. Ano: 2016.

  1. Trocando as bolas

Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) é um executivo de sucesso, e Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), um mendigo. Ambos têm suas vidas viradas do avesso quando dois riquíssimos corretores fazem uma aposta sobre quais fatores determinam o sucesso de uma pessoa. Um deles acredita que o fator é genético e o outro, o meio social. Por influência desses corretores, Louis e Billy têm suas histórias alteradas. Ano: 1983.

  1. À procura da felicidade

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas que ele faz para manter a família unida, sua esposa decide partir. Chris fica com a responsabilidade de cuidar, sozinho, de seu filho de 5 anos. Juntos, eles vivem uma série de dificuldades, sem perder a esperança de dias melhores. Ano: 2007.

  1. As loucuras de Dick e Jane

Comédia em que os atores Jim Carrey e Téa Leoni personificam o casal Dick e Jane, que vive confortavelmente até Dick perder o emprego. As dívidas se acumulam, e eles, na tentativa de manter o padrão de vida, decidem realizar contravenções. Ano: 2006.

  1. Quem quer ser um milionário?

Jamal (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Ele teve uma infância difícil, acabou fugindo da miséria e violência e conseguiu o emprego atual. Certo dia, decide se inscrever no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Filmada na Índia, a história é baseada no livro Q & A, do autor indiano Vikas Swarup. Ano: 2008.

  1. Amigas com dinheiro

Frannie (Joan Cusack), Jane (Frances McDormand), Olivia (Jennifer Aniston) e Christine (Catherine Keener) são quatro amigas com diferentes situações financeiras que andam sempre juntas. As coisas estremecem quando Olívia passa a trabalhar como faxineira para garantir sua sobrevivência. Ano: 2006.

  1. Dinheiro, pra que dinheiro?

Baseado em uma história real, o filme narra a trajetória de Joey Coyle (John Cusack), um homem desempregado que encontra um saco com mais de um milhão de dólares. Ele acha que todos os seus problemas estão resolvidos, quando, na realidade, estão apenas começando. Ano: 1993.

  1. Capitalismo, uma história de amor

Neste documentário, o cineasta norte-americano Michael Moore fala sobre o colapso da economia mundial mostrando como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos gerando lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto a maioria perde seus direitos. Ano: 2009.

  1. O dia antes do fim

Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham em uma corretora. Às vésperas da crise financeira de 2008, o chefe do trio é demitido e deixa para trás evidências sobre o risco de falência da empresa. Uma série de decisões financeiras e morais empurram a vida de todos os envolvidos em direção a um caminho sem volta. Ano: 2008.

  1. Os delírios de consumo de Becky Bloom

Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma jornalista consumista e seu vício por compras a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças publicada pela mesma editora. Ao escrever sobre finanças pessoais a outras garotas como ela, começa a repensar suas ambições e hábitos de consumo. Ano: 2009

12, 13 e 14. Até que a sorte nos separe 1, 2 e 3

A trilogia cômica conta a saga de Tino e Jane, casal ambicioso e consumista que tem sua rotina transformada ao ganhar na loteria. Em dez anos, Tino, o fanfarrão, consegue gastar até o último tostão do dinheiro do prêmio, com uma vida de ostentação ao lado de sua família. Falido, é obrigado a aceitar a ajuda de Amauri, um consultor financeiro chato e muito econômico. Ano: 2012

No segundo filme da série, Tino e Jane estão mais uma vez em dificuldades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao inesperado falecimento do tio Olavinho, que deixou para eles uma herança de R$ 50 milhões. Como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon, Tino e família aproveitam a viagem para dar uma esticada até Las Vegas. Ano: 2013

Depois de perder a herança da família em Las Vegas, no terceiro filme da série, Tino se vira como pode para ganhar um trocado. Sua sorte muda quando ele é atropelado pelo filho do homem mais rico do Brasil e descobre que sua filha Teté e o rapaz se apaixonaram. Ano: 2015

  1. O lobo de Wall Street

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores e cria uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer sem limites. Ano: 2013

anuncie