Turismo

TURISMO: Neltur reúne órgãos de segurança para definir logística do Réveillon

anuncie

anuncie

 

TURISMO – Com objetivo de definir a melhor logística de segurança para a festa da virada do ano na cidade, a Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo-, fez um encontro na sede do 12º BPM, com vários órgãos de segurança, hoje à tarde, sexta-feira (dia 23).
Da  reunião, liderada pelo Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Cel Marcio Rocha e o Presidente da Neltur, José Haddad, participaram o Secretário Municipal de Ordem Pública (SEOP), Cel. Gilson Chagas e representantes do Serviço de Emergência do SAMU em Niterói, Maria Auxiliadora Figueiredo, do 3º GBM (Corpo de Bombeiros), o Subcomandante Rocha e da NitTrans, Cel. Alexandre Cony. Cada um explicou como funcionará seus trabalhos durante o dia da festa de Réveillon, em Niterói.

O presidente a Neltur, José Haddad,  destacou que o Réveillon de Niterói é a maior festa da cidade, mas que já se consolidou como um evento de caráter familiar onde os moradores, visitantes e turistas se confraternizam harmonicamente: “Como esta é a maior festa da cidade, nós sempre realizamos um trabalho com muito profissionalismo, integrando nossas logísticas de funcionamento, procurando uma intercomunicação maior, conferindo assim uma maior fluidez entre todos os envolvidos neste grande evento. Dessa forma garantimos aos moradores, visitantes e turistas que neste dia, especialmente, todos vão dispor de um serviço médico e de trânsito com qualidade e, simultaneamente, terão um trabalho de segurança dos melhores. Por causa dessa integração que temos a cada ano a diminuição de números no que se refere aos atendimentos médicos e nas ocorrências policiais”, ressaltou. “Aproveitamos para pedir que divulguem que será proibida a utilização de garrafas de vidro e de fogos de artifício, tanto no Bloco das Piranhas, no Centro, quanto no Réveillon, na Praia de Icaraí”, completou Haddad.
Nesta integração  entre Secretarias Municipais, Corporações e Instituições envolvidas, foram anunciadas novidades para os dois grandes eventos programados no dia 31: o Bloco das Piranhas, no Centro – das 14 às 17h – e a festa do Réveillon que começará às 18h. A Praia de Icaraí terá mais espaço de trânsito para as pessoas na via principal e no calçadão. No Centro, durante o Bloco das Piranhas e na Praia de Icaraí serão modificadas as formas das vendas de alimentação e bebida: Os vendedores informais, seguindo um edital prévio da SEOP, já se cadastraram para fazerem parte de um sorteio, no dia 30, na Cidade da Guarda (Barreto), definindo assim o local e como deverão proceder seus trabalhos.

 “Nosso trabalho será iniciado no dia 31, às 12h, garantindo a segurança do Bloco das Piranhas, no Centro, vai se estender para a Praia de Icaraí, até às 4h do dia 1º de janeiro de 2017. Serão 550 policiais trabalhando em viaturas, motocicletas e em duplas, a pé vigiando o calçadão e a praia. Além disso teremos homens posicionados nas 8 torres espalhadas pela areia da praia de Icaraí, ampliando e melhorando a visualização do público. Estaremos também totalmente integrados ao CISP Móvel, que com suas câmeras de longo alcance será muito importante. Lembramos ainda que faremos um policiamento ostensivo também em outros bairros como o Ingá e Jardim Icaraí, além de trabalharmos na segurança da Zona Norte e realizarmos um espécie de triângulo de proteção na área da Ponte Rio-Niterói, garantindo dessa forma a tranquilidade de toda a cidade”, falou o Cel. Marcio Rocha, do 12º Batalhão de Polícia Militar.

A SEOP também vai trabalhar integrada ao Posto do CISP Móvel, localizado em frente à Pça Getulio Vargas, que distribuirá pulseiras de identificação para as crianças. Vamos coibir o uso de garrafas de vidro e de fogos de artifício e fiscalizaremos  todo o funcionamento dos trabalhos dos vendedores informais, que vão vender alimentos e bebidas, localizados em pontos estabelecidos previamente, nas calçadas das ruas transversais, desobstruindo assim a via principal da praia e todo o calçadão, aumentando a área de trânsito das pessoas. Serão 60 ambulantes na Praia de Icaraí e 36 no Bloco das Piranhas”, esclareceu o Cel. Gilson Chagas, da SEOP.

A NitTrans vai trabalhar com 100 homens e utilizará 8 reboques. A praia de Icaraí será fechada ao trânsito a partir das 18h do dia 31:”Meu efetivo vai garantir uma chegada e saída rápida da área da praia pontuando que temos um público que chega alí somente para assistir a queima de fogos e outro tipo de público que fica até o final, assistindo todos os shows. Por isso temos que pensar em todos os detalhes, como vias de acesso interditadas e aquelas que serão reservadas para o escoamento de veículos como ambulâncias, viaturas da PM ou mesmo do Corpo de Bombeiros”, explicou o Cel. Alexandre Cony.

O SAMU, com seu Serviço de Emergência em Niterói, coordenado por Maria Auxiliadora Figueiredo, vai dispor de um Posto Médico, na Pça Arariboia para o Bloco das Piranhas. Para a festa do Réveillon serão 3 Postos Médicos, localizados próximo ao palco e da Rua Presidente Backer.
O Corpo de Bombeiros vai trabalhar com 70 homens, com 12 viaturas, funcionando com plantão na Marquês de Paraná, Pça Getulio Vargas e mais 3 Postos espalhados na orla de Icaraí e na altura do palco.
Haverão ainda outros dois encontros do Presidente da Neltur, José Haddad e os representantes das corporações e instituições envolvidas na logística e estruturação do Réveillon de Niterói: uma será no dia 30, na Cidade da Guarda (Barreto), outro será na Praia de Icaraí, próximo da área destinada à montagem do palco de shows (entre Belisário Augusto e Otávio Carneiro).

NELTUR

anuncie

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top