Cidade

CIDADE: Operação Natal, Vigilância Sanitária vistoria estabelecimentos em Niterói

anuncie

anuncie

CIDADE – Na semana que antecede o Natal, o Departamento de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Niterói está realizando operações de fiscalização em grandes estabelecimentos que comercializam produtos comumente usados nas ceias. Na manhã desta terça-feira (20), a vistoria ocorreu nos supermercados Intercontinental e Extra, ambos na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da Cidade. A ação visa intensificar a fiscalização a fim de prevenir, identificar e corrigir situações que coloquem em risco à saúde da população.

img_1431

De acordo com o órgão, a Operação Natal avalia os estabelecimentos, verificando o acondicionamento ideal dos alimentos e orientando os proprietários sobre as condições sanitárias destes. Produtos como bacalhau, castanhas, nozes, frutas secas, panetones, além de congelados, que necessitam de temperatura específica para manter a validade, receberam atenção especial na fiscalização natalina. Os principais pontos de vendas que estão sendo visitados são as redes de supermercado, por serem locais de grande circulação de pessoas nessa época do ano.
A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Sylvia Malheiros, dá dicas para o consumidor ficar atento na hora da compra. ‘‘O bacalhau não pode apresentar manchas escuras e principalmente pontos avermelhadas. O peixe deve estar com a sua coloração própria e, caso esteja cortado, deve ser armazenado com filme plástico, em local seco e arejado. No caso das castanhas, nozes e avelãs devem estar em lugares sem umidade e ao abrigo de luz’’, informou. Ainda segundo a fiscal, produtos refrigerados devem estar entre cinco e 10 graus de temperatura, e os congelados entre  -18 e – 25 graus.

Balanço do dia – O Intercontinental apresentou produtos em boas condições. Foi expedida apenas uma intimação para o cumprimento de exigências, como a melhoria da câmara de recepção, substituição dos recipientes de frutas secas e isolamento das lascas de bacalhau que estavam em contato direto com consumidores. No Extra, nenhum problema foi detectado.

Fotos: Luciana Carneiro
anuncie
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top