Política

POLÍTICA: Tribunal de Justiça do Rio elege novo presidente

POLÍTICA: Tribunal de Justiça do Rio elege novo presidente

anuncie

anuncie

POLÍTICA – O desembargador Milton Fernandes de Souza foi eleito hoje (19) presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o biênio 2017/2018, A Em votação nesta segunda-feira (19), ele recebeu 101 votos e a desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, 41. A eleição, na qual votaram 148 magistrados, teve ainda um voto em branco e cinco nulos. Milton Fernandes tomará posse em fevereiro.

A nova eleição ocorreu em cumprimento de decisão plenária do Supremo Tribunal Federal, que anulou na semana passada votação feita no último dia 5, na qual o desembargador Luiz Zveiter havia sido eleito presidente. Foram ratificados ainda os resultados das eleições para todos os cargos administrativos escolhidos no início do mês pelo Tribunal de Justiça. O STF considerou inconstitucional regra que autorizava reeleição no TJRJ.

Após o resultado, o desembargador Milton Fernandes destacou a busca de harmonia no Poder Judiciário para superar a atual crise no Estado e disse que a união de esforços será fundamental para a próxima gestão. Fernandes recebeu apoio da desembargadora Maria Inês e propôs um trabalho conjunto no tribunal.

“Em momentos de crises institucionais como a que vivemos, é normal que surjam divergências. Cada um apresenta suas ideias e há debates, mas todos sempre em prol do Tribunal de Justiça”, afirmou o desembargador.

Perfil

Nascido no Rio de Janeiro, Milton Fernandes de Souza, de 64 anos, é o atual presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e oitavo na lista de antiguidade do tribunal. O magistrado é membro efetivo do Órgão Especial e presidente da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). É formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou no Tribunal de Justiça em abril de 2000.

Maria Claudia

anuncie