Cidades

CIDADE: Guardas municipais farão treinamento-piloto para uso de armas de fogo no primeiro bimestre de 2017

CIDADE: Guardas municipais farão treinamento-piloto para uso de armas de fogo no primeiro bimestre de 2017

anuncie

anunciopresencial

CIDADE – O prefeito de Niterói Rodrigo Neves anunciou nesta quarta-feira (7/12), durante reunião com o chefe de Operações da Polícia Federal em Niterói, delegado Jeronimo José da Silva Junior, que 30 guardas municipais participarão de um treinamento piloto preparatório para o uso de arma de fogo no primeiro bimestre do ano que vem. A Prefeitura já cumpriu os trâmites legais iniciais e recebeu o aval da Polícia Federal para continuar o processo de implantação da guarda armada na cidade. Vale lembrar que, ainda no primeiro trimestre de 2017, será realizado um plebiscito pelo qual a população vai decidir sobre o armamento ou não da força municipal.

A ideia de Rodrigo Neves é que esses guardas treinados atuem como Polícia Comunitária, em duplas (cosme e damião), e que sejam próximos da comunidade. O prefeito inclusive já estabeleceu  o cronograma de trabalho e de planejamento para o armamento da Guarda Municipal. A partir de agora será a fase de implementar um conjunto de diretrizes em relação à formação, ao acompanhamento, à análise psicológica, à avaliação dos guardas municipais e de elaborar uma matriz curricular tanto em relação às aulas práticas de tiro como os cursos de formação especial que serão desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal Fluminense e com instrutores autorizados e selecionados pela Polícia Federal.

Durante a reunião no Solar do Jambeiro, acompanhado pelo secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, e pelo vereador eleito e policial federal Sandro Araújo (integrante do Projeto Geração Careta), o chefe do Executivo anunciou também a criação de uma Coordenadoria Antidrogas no município, no âmbito da Secretaria Executiva, com o objetivo de cooperar e trabalhar com ações educativas junto à juventude e à rede municipal de educação de Niterói.

“Foi uma reunião de trabalho para conversar sobre segurança pública na cidade. A Polícia Federal vem desenvolvendo uma ação importante de desbaratamento de organizações criminosas e enfrentamento ao crime organizado. Apesar de a segurança ser atribuição do estado, estamos trabalhando numa linha de colaboração desde o início de nossa gestão, nessa perspectiva de cooperação entre as forças de segurança. Já temos uma parceria com a Polícia Federal, e esta é uma reunião que marca o avanço de mais uma etapa nessa integração de esforços para restabelecermos a tranquilidade para a população de Niterói”, disse o prefeito.

Outra ação concreta tomada por Rodrigo Neves foi o agendamento para a próxima terça-feira (13/12) de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada, para alinhar ações das polícias Federal, Militar e Civil, e da própria Guarda Municipal, tendo em vista o período de fim de ano, quando ocorre um aumento de assaltos e furtos.

Para o delegado Jerônimo José da Silva Junior, a iniciativa do prefeito de trazer como plataforma de governo a segurança do cidadão niteroiense é de extrema importância.

“Em toda a circunscrição da Delegacia da Polícia Federal, Niterói é o único e primeiro município onde se tem a efetiva preocupação do dirigente com o cidadão nesse aspecto. Quero dar os parabéns ao prefeito Rodrigo Neves pela iniciativa, que foi muito bem aceita pela Polícia Federal, tanto que todo o processo foi aprovado, nos âmbitos local, regional e federal. E tudo indica que conseguiremos trazer de novo a tranquilidade ao cidadão niteroiense”, afirma o delegado.

Secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas afirmou que a Guarda Municipal caminha para se tornar uma força municipal de Segurança Pública de excelência.

“É importante que a guarda substitua a Policia Militar no combate a delitos de rua. Nesse contexto, armar uma fração da Guarda é muito importante. A matriz curricular está sendo elaborada com muito critério para que a gente tenha realmente essa força de excelência à disposição da população de Niterói. O foco da Guarda será nos crimes de rua, de menor potencial ofensivo, onde já atuamos, mas com uma limitação até por conta dessa questão do armamento”, explicou o secretário de Ordem Pública.

Coordenadoria especial de política contra as drogas atuará junto aos jovens

O policial federal e vereador eleito Sandro Araújo é um dos integrantes do Projeto Geração Careta, que há sete anos atua dando palestras e cursos, fomentando práticas esportivas e formando agentes multiplicadores. O projeto trabalha com prevenção em escolas e associações de Niterói, levantando as questões e os problemas causados pelas drogas. Já foram 20 mil jovens atendidos pelo projeto, que é voluntário.

“A Prefeitura de Niterói, junto à Policia Federal, está investindo no planejamento de um treinamento de ponta multidisciplinar e a gestão está voltada para o bem coletivo, investindo na segurança pública para o cidadão. No caso dos jovens, a pedido do prefeito, vamos atuar num trabalho institucional voltado para prevenção”, disse Sandro Araújo.

anuncie