Saúde

SAÚDE: Campanha Novembro Azul também para os animais de estimação

SAÚDE: Campanha Novembro Azul também para os animais de estimação

anuncie

anuncie

SAÚDE – O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase ao câncer de próstata, comum nos seres humanos e animais.  A Fundação Municipal de Saúde de Niterói entrou na iniciativa e realiza, este mês, diversos eventos que têm como foco a prevenção da doença. Nesta quinta-feira, 24/11, foi a vez dos bichinhos de estimação. Batizado de “Novembro Azul, Pet Azul!”, a atividade aconteceu na Unidade de Controle de População Animal (UCPA), em Icaraí, Zona Sul da cidade. Alertar sobre a importância dos exames de prevenção e diagnóstico precoce nos pets foi o objetivo dos profissionais.

“Os animais domésticos, como cães e gatos, podem desenvolver este tipo de câncer assim como o homem. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre oito e 12 anos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais. Portanto, a prevenção é essencial para a saúde dos animais. Levá-los periodicamente ao médico para realizar exames de rotina e a castração são os principais cuidados”, informa a médica veterinária Camila de Oliveira Ferro.

A veterinária conta que foram distribuídos informativos sobre a importância da castração e de outros cuidados com a saúde de seus bichos de estimação. “Castrar é sempre recomendado, já que reduz problemas na próstata e tumores testiculares em até 90%. Além disso, o procedimento contribui para a saúde do animal, evitando crias indesejadas e ajudando no controle comportamental dos mais agressivos e dominantes”, completa Camila.

A ultrassonografia é uma das principais formas de diagnosticar precocemente alguma alteração no animal e foi oferecida gratuitamente durante o evento. Segundo a médica veterinária, Lívia Carneiro,que realizou os exames, a ultra é ideal, pois mensura o tamanho da próstata, detectando algum tipo de deformação.

“É o principal método de imagem para avaliar de imediato qualquer tipo de alteração em fase inicial. Através dela podemos verificar se têm cistos, abscessos e tumores em fase de formação. A ida ao veterinário deve ser uma rotina”, destacou a médica.

A comerciante Rosangela França adotou um cãozinho que foi abandonado em frente ao seu mercadinho, em Icaraí. Rex, de um ano e oito meses, chegou até a atual dona muito debilitado e imediatamente recebeu o tratamento adequando no UCPA.

“Ele chegou muito magro, achávamos que ele não ia sobreviver. Demos todo o cuidado necessário e levamos imediatamente para fazer a castração e a ultrassonografia. A Prefeitura está de parabéns em trazer esse serviço gratuito para a população. Recebi todas as orientações no pré e no pós-operatório, é um serviço muito bom”, enalteceu Rosangela.


Castração gratuita

Reaberto em 2013, o Centro de Castração já realizou mais de 3.000 procedimentos. Este ano, já foram realizados 800 cirurgias até novembro. A meta, segundo a equipe, é atingir 1.000 castrações.

As inscrições são feitas no primeiro dia útil de cada mês, de acordo a capacidade de realizar as cirurgias. Para agendar, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Castração pelo telefone 2711-0113. A partir disso, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. O Centro de Castração fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí.

anuncie