Cultura

CULTURA: Festival do Rio no Reserva Cultural agita o final de semana em Niterói! Selton Mello irá comparecer ao evento hoje!

CULTURA: Festival do Rio no Reserva Cultural agita o final de semana em Niterói! Selton Mello irá comparecer ao evento hoje!

jeunesse

anuncie

CULTURA – Para muitos o final de semana já começou e nessa sexta-feira, 14, o Reserva Cultural em Niterói terá dois eventos que vão movimentar o complexo cultural da cidade. Às 19h será exibido o filme Lavoura Arcaica e mais tarde, às 21h15min, será vez do BR 716. Os diretores e elenco dos dois filmes vão assistir as sessões junto com o público. As novidades fazem parte do projeto Festival do Rio que foi ampliado esse ano para exibições em Niterói

O primeiro filme, Lavoura Arcaica, será apresentado na sala 4 do complexo e tem no elenco a fera do cinema brasileiro, Selton Mello, além de Raul Cortez (in memorian), Juliana Carneiro da Cunha, Simone Spoladore e Caio Blat. O filme é de 2001 mas retrata um drama trágico da eterna luta entre a tradição e a liberdade. É a versão ao avesso da parábola do Filho Pródigo. Transposição da obra do escritor Raduan Nassar, o filme conta a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares.

Já BR 716, de Domingos Oliveira, tem nomes no elenco como Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Gabriel Antunes e Glauce Guima. É um filme onde os personagens principais estão quase o tempo todo totalmente bêbados. Uma fábula da fase do álcool, da mais intensa boemia copacabanense, que termina no golpe de 1964. Era o auge do samba-canção de Antônia Maria e Dolores Duran em reação talvez ao cinema americano, onde, depois do primeiro beijo, aparecia “The End” na tela e todos eram felizes para sempre.

Ao longo da sexta-feira outros filmes serão exibidos seguindo a programação do local como às 13h ‘É Apenas o Fim do Mundo’, 15h ‘Jota: para além do flamenco’, 17h será vez do espanhol ‘Ma Ma’ e às 19h25min repetirá ‘É Apenas o Fim do Mundo’.

MAIS SOBRE O EVENTO…

O Reserva Cultural fica em São Domingos e tem arquitetura assinada por Oscar Niemeyer. O festival terá apresentação total de 250 filmes e mais de 100 serão exibidos no complexo cultural da cidade. O projeto vai até o dia 19 da semana que vem e ocupa integralmente duas das cinco salas disponíveis no espaço. O Reserva Niterói oferece seu conjunto arquitetônico e atrações gastronômicas como o Bistrô Reserva, a lancheria Bizu Bizu e a Mística Pizzas, além da bomboniére, a livraria Blooks e muito espaço e conforto para contemplar a vista para a Baía de Guanabara ao entardecer. A vinda do Festival para a cidade é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Niterói, através da sua Secretaria de Cultura, o própriofestival e o Reserva Cultural Niterói.

0001