Política

POLÍTICA: Menos de um terço dos prefeitos candidatos no RJ foram reeleitos

POLÍTICA: Menos de um terço dos prefeitos candidatos no RJ foram reeleitos

0001

anuncie

POLÍTICA – As eleições municipais no estado do Rio de Janeiro terminou com uma grande renovação nas prefeituras. Dos 49 prefeitos candidatos à reeleição, de um total de 92 municípios, 15 se reelegeram no primeiro turno. Dois deles passaram para a decisão em segundo turno: Rodrigo Neves em Niterói, que concorre com Felipe Peixoto, e Rubens Bontempo, que disputa a prefeitura de Petrópolis com Bernardo Rossi. Mais seis tiveram a candidatura indeferida e recorreram, por isso a votação no nome deles aparece zerada.

O levantamento feito pelo Jornal Cidade de Niterói também mostra que o número de mulheres no poder executivo municipal diminuiu de dez prefeitas para oito. As cidades que elegeram mulheres foram Araruama, Carapebus, Italva, Paracambi, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Saquarema.

Entre os partidos, o PMDB foi o que mais perdeu prefeituras, inclusive a da capital: passou de 35 para 16 municípios. O PT tinha seis e só elegeu um prefeito no estado. O PSDB e o PSD passaram de quatro para duas prefeituras no estado. O DEM e o PRB tinham três cada e diminuíram para duas. O PSC tinha duas prefeituras e agora elegeu um prefeito. PROS, PSOL e PCdoB tinham uma prefeitura cada e não elegeram nenhuma ontem.

O PV manteve duas prefeituras e o PDT passou de quatro para seis. O PP tinha dez prefeituras e passou para 16, o PPS tinha uma e subiu para cinco, o PR passou de quatro para sete, o PTB de duas para cinco e o PSB de sete para oito. PEN, PMB, PRB, PT do B e Rede não tinham nenhum prefeito no estado e fizeram um cada e PHS e PTN conseguiram eleger dois cada.

O PRB tinha dois prefeitos e não elegeu nenhum no primeiro turno, mas das seis cidades que terão segundo turno, o partido concorre em três. O PMDB, PV e PSB tem duas cada; PSOL, PTN e PPS tem uma.

Em 34 cidades do estado, houve indeferimento de candidatura com recurso e pelo menos um dos candidatos aparece com a votação zerada, o que pode vir a alterar o resultado final. Porém, apenas em 11 o eleito ou os candidatos que passaram para o segundo turno podem ser alterados.

Reportagem: Akemi Nitahara

Edição: Fábio Massalli

banner01