Opinião

CURIOSIDADES: Sinais de alerta para o superendividamento

CURIOSIDADES: Sinais de alerta para o superendividamento

banner01

anuncie

CURIOSIDADES – Saiba como reconhecer se está adquirindo dívidas além do que pode pagar.

O mês ainda está no começo, mas o salário já saiu da conta. E esta semana se complicou ainda mais, pois veio uma conta a mais antes de chegar aquele dinheiro extra que está previsto para o meio do mês. A solução foi entrar no cheque especial e jogar no cartão de crédito as outras despesas da casa.

Essa situação é familiar para você? Então, preste atenção, pois o alerta para o superendividamento pode estar prestes a acender!

A pessoa superendividada é aquela que tem dívidas muito acima da sua capacidade mensal de pagamento e, como solução, usa o crédito no dia a dia para se sustentar.

Sempre há sinais que aparecem antes do descontrole das suas contas e é importante reconhecê-los para tomar uma atitude antes que isso aconteça. Preste atenção se você:

  • Anda comprando a prazo coisas que antes comprava à vista,
  • Passou a usar o cheque especial para cobrir as despesas básicas,
  • Paga apenas o mínimo do cartão de crédito,
  • Está resgatando o dinheiro da poupança ou pedindo ajuda de um parente para pagar a parcela de um empréstimo,
  • Anda deixando de pagar contas essenciais como luz, água e gás.

Se você já está vendo alguns destes sinais, o primeiro passo é listar todas as despesas e dívidas para avaliar onde é possível fazer cortes. Pode ser reduzindo a conta de água e energia, suspendendo a compra de supérfluos, adiando a realização de um sonho, vendendo algum bem, etc. Envolva a família nesse trabalho, pedindo para que todos se conscientizem do problema e façam a sua parte. Avalie ainda a possibilidade de ter novas fontes de renda e de renegociar suas dívidas.

0001