Esportes

RIO 2016: Boulevard Olímpico terá esquema especial para melhorar deslocamento de turistas

RIO DE JANEIRO, BRAZIL – 2016/07/29: Rio de Janeiro Light Rail ( Portuguese – VLT do Rio de Janeiro or VLT Carioca ), a light rail system opened in June 2016 ahead of the 2016 Olympic Games passes in front of Eduardo Kobra s Mural named Native people from the 5 continents ( Povos nativos dos 5 continentes ) at Boulevard do Porto in Rio de Janeiro port surrounding area, Brazil, part of the Porto Maravilha Project ( Marvelous Port Program ), a revitalization project of the city Port Zone. Kobra is a Brazilian street artist notable for painting large murals, usually depicting portraits with a technique of repeating squares and triangles, utilizing bright colors and bold lines while staying true to a kaleidoscope theme. (Photo by Ricardo Funari/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images)

anuncie

anuncie

RIO 2016 – A quantidade de público que visitou o Boulevard Olímpico nesse fim de semana levou a prefeitura do Rio de Janeiro a montar um esquema especial de deslocamento para os próximos dias no local, que fica na região portuária da cidade.

Segundo o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, foram 150 mil visitantes nesse sábado e domingo. Para evitar a concentração do público no trecho ao lado do Primeiro Distrito Naval, onde a pista é mais estreita, da próxima quinta-feira (18) até domingo (21), a movimentação dos visitantes será da Praça XV em direção à Praça Mauá. Se, mesmo assim, houver concentração de pessoas em um só trecho, a prefeitura poderá adotar um esquema de “pare e siga” para orientar os passantes.

“A gente sentiu que o fluxo não estava bom. O fluxo começou a se encontrar. Tinha uma mão dupla, com pessoas de um lado de outro e não estava garantindo a fluidez que a gente quer desde o início para que o Boulevard seja quase que uma rambla [passarela], para as pessoas passearem e poderem se deslocar sem o congestionamento humano”, disse Mello.

O secretário anunciou que a prefeitura também vai aumentar o número de funcionários responsáveis por orientar os visitantes sobre o fluxo no Boulevard Olímpico.

A Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro, ficará com o trânsito interrompido da Praça Mauá até a Rua Nilo Peçanha, para melhorar a circulação dos visitantes, especialmente para quem quiser visitar a Pira Olímpica, próxima à Igreja da Candelária, ou ir direto para a Praça Mauá e ao outro trecho do Boulevard Olímpico, onde estão os armazéns. Lá funcionam a Casa Brasil, as instalações da Coca-Cola e da NBA, liga de basquete americano, e o mural do artista Eduardo Kobra.

O secretário-executivo de Governo da prefeitura, Rafael Picciani, reforçou o pedido para que a população utilize o transporte público. A recomendação é que os passageiros desembarquem na estação Carioca e daí sigam para a Praça XV para começar o passeio pelo boulevard.

Maracanã e Copacabana

O trânsito na região do Maracanã também terá alterações nos próximos dias. O tráfego será interrompido em vias próximas ao estádio amanhã (16) e na quarta-feira (17) por causa dos jogos de futebol feminino e masculino. O esquema é semelhante ao adotado para a Copa do Mundo, segundo o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RJ). “Peço que os motoristas, deixem de ser motoristas e se tornem passageiros”, disse, também sugerindo o uso de transporte público.

Na quinta (18) e sábado (20), haverá alterações em Copacabana para a realização das provas de triatlo. Antes, nos dias 17 e 19 haverá interdições para que os atletas da modalidade conheçam o percurso.

As alterações foram anunciadas entrevista coletiva hoje (15), no Rio Media Center (RMC), na Cidade Nova, região central da cidade.

Reportagem: Cristina Indio do Brasil

Edição: Luana Lourenço

anuncie

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top