Educação

EDUCAÇÃO: IFRJ inicia suas atividades em Niterói na segunda

EDUCAÇÃO – A aspiração de Niterói de se tornar uma península do conhecimento pela qualidade de seus estabelecimentos de ensino ganha mais força a partir da próxima segunda-feira. Nesse dia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) começa a funcionar no Caminho Niemeyer, numa sede provisória.

O início das aulas no IFRJ foi anunciado na manhã desta sexta-feira (22/07), pelo prefeito Rodrigo Neves, durante reunião em seu gabinete com a subsecretária de Desenvolvimento, Lindalva Cid, o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, e a secretária de Educação, Flávia Monteiro de Barros, o reitor do IFRJ, Paulo Assis, além do diretor da unidade de Niterói, Eudes Pereira de Souza Júnior, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto, Marcos Clivatti Freitag. 
 
“Nós iniciamos o diálogo há cerca de 2 anos e meio, em uma das primeiras medidas administrativas que encaminhei à Câmara dos Vereadores, uma cessão de uma área para a construção do IFRJ-Niterói. Em 2015 começou a construção do prédio, no Sapê. Ter essa sede contribui para reforçar a excelência da educação em Niterói. Conversamos sobre as obras, mas, por problemas administrativos, elas só vão ser retomadas na segunda-feira. A partir desta reunião, decidimos fechar um convênio de cooperação com a IFRJ, para que os cursos se iniciem na segunda, no Caminho Niemeyer. O convênio será assinado na aula inaugural. Serão 5 cursos no espaço da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, dentro do Caminho Niemeyer. Lá é um local de fácil acesso para professores e alunos. Como prefeito e cidadão, estou muito feliz com o início das atividades do IFRJ, na semana que vem”, afirmou o prefeito.  
 
Já o reitor comentou sobre os primeiros cursos do instituto na cidade: 
 
“Temos enorme prazer de compartilhar da excelência da educação no município. Nestes dois anos em que estamos à frente do IFRJ no Rio de Janeiro, a nossa prioridade era vir para Niterói. As obras vão ser retomadas e aceleradas. Nós ofertamos os cinco cursos de formação inicial e continuada, cada um com carga de 160 horas. Para 300 vagas, tivemos mais de 1.200 candidatos. Os cursos são na área de administração, inglês, espanhol. O instituto acha que o cidadão não pode esperar a educação, por isso vamos começar antes mesmo de a nossa sede ficar pronta. É um ensino público, gratuito e de qualidade, para que cada vez mais cidadãos tenham acesso à nossa educação”.  
 
Poderão se capacitar 300 alunos, já inscritos, em cinco cursos totalmente gratuitos diferentes: “Assistente de Administração em Organização e Métodos”, “Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis de Sistema Operacional Android”, “Espanhol Básico para Negócios”, “Inglês Básico para Negócios” e “Operador de Computador”. 
 
Para participar dos cursos, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ensino médio (incompleto ou cursando). Não há taxa de matrícula nem cobrança de mensalidade. O período letivo começa na próxima semana, com previsão de duração de seis meses. As aulas serão às segundas, às quartas e às sextas-feiras em diferentes horários.
 
A secretária de Educação elogiou a parceria entre o IFRJ e a Prefeitura:
 
“Serão oportunidades educacionais para todos os cidadãos da cidade. Ficamos muito felizes com a inciativa e esperamos que esteja acessível para todos”.
 
Ao seu lado, o reitor do IFRJ anunciou novos cursos para breve:  

“Em novembro deve sair um novo edital para cursos técnicos e de pós-graduação com início no ano que vem. Para os cursos de graduação, a seleção será via prova do Enem, através do SISU. Também temos cursos de formação inicial continuada para aperfeiçoamento de professores”, finalizou o professor Paulo Assis.  

Foto: Luciana Carneiro
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top