Rio

RIO: Boulevard Olímpico espera 80 mil pessoas por dia com shows da Gamboa à Praça 15

RIO – A programação do Boulevard Olímpico, que vai se estender da Gamboa, na região portuária até a Praça 15, no centro do Rio, promete muitas atrações para o público, com previsão de receber 80 mil pessoas por dia durante os Jogos Rio 2016, pela primeira vez realizados na América do Sul. Além de acompanhar as competições em telões, o público poderá  assistir mais de 300 apresentações artísticas a partir do dia 5 de agosto, tudo grátis.

Simbolicamente, a cerimônia de abertura do Boulevard será na véspera, com a chegada da Tocha Olímpica à cidade. “A Tocha vai chegar e vai dormir no Palco da Praça Mauá”, revelou o secretário de Turismo do Rio e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Serão três palcos. O Encontros, ficará na Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã e exibirá 30 shows de parcerias de artistas brasileiros, como a banda Suricato com o cantor e compositor Erasmo Carlos, das bandas Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi e o cantor Jonny Hooker convidando a cantora Elza Soares. Também na área da Praça Mauá, todos os dias haverá um show de projeções no Edifício A Noite, prédio histórico onde funcionou a Rádio Nacional, que ficará iluminado entre 20h e 24h. O público poderá acompanhar ainda na Praça uma queima de fogos às 22h durante todo o período dos Jogos.

No palco Tendências, na altura da Praça XV, o tema será o carnaval, e as atrações vão juntar manifestações da passarela do samba com os blocos de rua.  O público vai poder ver, entre outros, a Mangueira, campeã do carnaval de 2016, com o Monobloco; a São Clemente com o bloco Suvaco de Cristo; e a Portela com o Cordão do Bola Preta. Ali também haverá apresentações de artistas que fazem parte do Programa de Cultura da Prefeitura, como atividades de circo e malabares.

Já no palco Amanhã, na Rua Barão de Teffé, na altura do bairro da Gamboa, o público vai ter apresentações de novos artistas de música como Bárbara Ohane e a Banda Strobo. Nas tardes de domingo, em frente ao Armazém 3, será a vez de festas tradicionais da cidade como a Selvagem (7 de agosto) e a Noturna (14 de agosto) comandada pelo DJ Rodrigo Penna. Para encerrar, no dia 21 de agosto, está prevista uma edição de Baile Charme, que costuma juntar muita gente embaixo do Viaduto de Madureira. O secretário prevê que, diante da expectativa de público tenha que transferir o baile para a Praça Mauá.

Grafite

No mesmo trecho do Boulevard Olímpico está sendo preparado o maior grafite do mundo. O autor do mural de 3 mil metros é o artista Eduardo Kobra, que tem trabalhos espalhados em mais de 20 países. A obra vai se chamar Etnias e foi inspirada nos cinco arcos olímpicos que representam os cinco continentes. A prefeitura do Rio deve convidar outros artistas para fazerem grafites em outros locais da Orla Luiz Paulo Conde. “Acho excelente não só pelo meu trabalho, mas por tantos outros artistas que estão nas periferias aguardando uma simples oportunidade de um espaço ou incentivo”, disse Kobra.

Madureira e Campo Grande

No Parque Madureira, na zona norte, e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona oeste, o secretário disse que a ideia foi juntar as famílias e, como haverá o período de férias nas escolas, por causa dos Jogos Olímpicos, parte da programação vai transformar estas áreas em grandes colônias de férias com atrações esportivas para crianças e adolescentes. Ainda em Madureira, estão previstos shows com as velhas guardas das escolas de samba e uma competição de Passinho

Pira Olímpica

Para a área atrás da Igreja da Candelária, está sendo guardado um segredo que só será revelado na abertura dos Jogos. O local vai guardar a pira, que, pela primeira vez, não permanecerá em um Estádio Olímpico. “O Maracanã não é um estádio olímpico. O Maracanã sedia as cerimônias de abertura e encerramento pela importância e grandeza que tem, mas a pira vai ser de uma maneira especial com um desenho e formato todo especial”, explicou Antonio Pedro,

Perto dali, uma maquete do Rio, feita com peças de montar Lego, ficará exposta entre a Candelária e a Praça 15. Essa maquete será levada depois para o Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea, zona sul do Rio. Todas as informações sobre a programação cultural do Boulevard Olímpico, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva estão disponíveis no site www.visit.rio/boulevardolímpico.

Reportagem: Cristina Índio do Brasil

Edição: Jorge Wamburg

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top