Política

POLÍTICA: Temer anuncia meta fiscal hoje, diz senador após reunião no Planalto

Brasília - O presidente interino Michel Temer participa da cerimônia de liberação de recursos para a educação básica e superior, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)
Brasília - O presidente interino Michel Temer participa da cerimônia de liberação de recursos para a educação básica e superior, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)

POLÍTICA – O presidente interino da República, Michel Temer, deverá anunciar na tarde de hoje (7) a meta fiscal (economia que o governo promete fazer para pagar a dívida pública) da União para 2017, que lhe será entregue, por volta do meio-dia, pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no Palácio do Planalto.

A informação foi dada hoje (6) à noite pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), um dos participantes da reunião de Temer com a equipe econômica e parlamentares da Comissão de Orçamento do Congresso para tratar do assunto, e que não chegou a uma decisão. Segundo o senador,  a intenção de Temer é que o valor seja publicado no próximo sábado (9) e aprovado  na próxima semana pelo Congresso.

Nesta quinta-feira, a equipe econômica vai se reunir com Fagundes, relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, para detalhar os números da meta fiscal. De acordo com o senador, a única hipótese em análise pelo Planalto de aumentar impostos diz respeito aos que não dependem de apoio do Congresso, como a CID (combustíveis),  IOF (operações financeiras) e PIS/Coffins (empresas).

Participaram da reunião de hoje no Planalto os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira e da Casa Civil, Eliseu Padilha, além de integrantes da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e os líderes governistas no Congresso.

Reportagem: Paulo Victor Chagas

Edição: Jorge Wamburg