Notícias

MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para reativar produção de mudas no horto do Fonseca

MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para reativar produção de mudas no horto do Fonseca

MEIO AMBIENTE – Reformado dentro do projeto de revitalização do Horto do Fonseca, o Viveiro de Mudas do parque na Zona Norte da cidade começará a produzir plantas para reflorestamento em Niterói. Isso graças a um convênio que foi assinado nesta sexta-feira (01º/07) entre a Prefeitura de Niterói e a concessionária Ecoponte. Na cerimônia de assinatura, ao lado do diretor presidente da Ecoponte Alberto Lodi, o vice-prefeito Axel Grael destacou que a parceria devolve ao horto o papel de produtor de mudas, reativando a “fábrica verde”, que estava fechada desde 2012.

A expectativa é que sejam produzidas cem mil mudas anualmente de aproximadamente 20 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica – jequitibá, aroeira-vermelha, cedro, pau-brasil, etc. A parceria irá viabilizar a compra de insumos para pôr a linha de produção ativa novamente, como fertilizantes, medicamentos, sementes, terra, sistema de irrigação, etc.

Além disso, a reativação do Viveiro de Mudas do Horto do Fonseca irá permitir a visita ao local de alunos da rede municipal de ensino e ações de educação ambiental e reflorestamento na cidade.

Engenheiro florestal, o vice Axel Grael  disse que essa parceria é muito benéfica para a cidade e traz o resgate do local.

“Estamos trabalhando e caminhando para uma Niterói sustentável, por isso é tão importante firmarmos parcerias como esta. A Ecoponte tem esse perfil  voltado para o ecossistema, Com a reabertura do viveiro, essas mudas serão usadas, por exemplo, para replantio de encostas e de áreas verdes “, afirmou  o vice .

O diretor-presidente da Ecoponte Alberto Lodi, explicou que o perfil da empresa é voltado para questões socioambientais e inclusão social .

“O horto é um espaço maravilhoso e, com esta parceria, a prefeitura está dando um grande passo que beneficiará várias regiões da cidade. As questões ambientais estão no DNA da Ecoponte e estamos muito felizes com este trabalho . O viveiro será operado pela San Jarbone ( Sociedade de Amigos do Jardim Botânico de Niterói), uma especialista nessas questões”, afirmou Lode.

Fotos Luciana Carneiro